TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Destaques Covid-19 em Chapecó: Do primeiro caso ao colapso na saúde

Covid-19 em Chapecó: Do primeiro caso ao colapso na saúde


Ontem, dia 26 de fevereiro, o primeiro caso de coronavírus registrado no Brasil completou um ano. Em paralelo a isso, a situação da pandemia após estes 12 meses tem seu pior cenário visualizado na região sul do país. Na atual conjuntura, muitos municípios se viram obrigados a tomar medidas mais drásticas para conter a pandemia de coronavírus, que tem no momento sua maior taxa de mortalidade e aumento significativo dos casos, causando um colapso no sistema de saúde em muitos municípios, um deles: Chapecó. 

Durante estes 12 meses estivemos acompanhando o avanço dos dados na cidade, realizando a cobertura jornalística da pandemia em Chapecó. Para visualizar com maior propriedade como se deu esse avanço, fizemos uma linha do tempo do coronavírus, elencando os principais acontecimentos que envolveram a pandemia na cidade. Acompanhe: 

Entenda a linha de crescimento dos casos de coronavírus em Chapecó nos últimos 12 meses (Gráfico: Barriga Verde Notícias)

Entenda a linha de crescimento dos óbitos por coronavírus em Chapecó nos últimos 12 meses (Gráfico: Barriga Verde Notícias)

2020 – Março 

14/03 – Primeiro caso de covid-19 registrado na cidade: 

O paciente, uma mulher de 33 anos, começou apresentar os primeiros sintomas da doença no dia 14 de março, após uma viagem para Espanha,  porém o caso só foi confirmado pelo Lacen no dia 20/03. 

18/03 – Primeiro lockdown total da cidade (por 15 dias, conforme orientação do estado): 

Nessa mesma semana foi declarada emergência na saúde pública, suspenso o funcionamento do transporte coletivo. Iniciaram, também, as lives da prefeitura e divulgação diária com informações sobre o coronavírus em Chapecó. Além dos termos de responsabilidade para os pacientes que testaram positivo de se isolar.

23/03 – Abertura do ambulatório de campanha na EEB Marechal Bormann:

Neste momento iniciaram as campanhas de divulgação sonora nas ruas, alertando que as pessoas ficassem em casa e tomassem os devidos cuidados, em 4 idiomas (português, espanhol, crioulo e francês).

Nessa mesma semana, foi declarado estado de calamidade pública para enfrentamento à pandemia. Com isso, foram alteradas as datas de pagamento de impostos e iniciada a triagem médica por telefone para quem tinha sintomas. 

Abril

11/04 – Foram habilitados mais 10 leitos de UTI no Hospital Regional do Oeste (HRO). 

29/04 – Nesta semana foram isoladas as áreas públicas (parques e praças) e feita a desinfecção de espaços públicos (terminal urbano, aeroporto e rodoviária).

Maio

08/05 – Foi declarado obrigatório uso de máscara em Chapecó, com possibilidade de penalidade para quem não usasse.

Na mesma semana foi disponibilizado um telefone especialmente para denúncias de estabelecimentos que estavam descumprindo as regras de contenção do covid-19 e registros de aglomerações. Também foi lançado um cartão de vale alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade (pré-cadastrados) pudessem comprar alimentos e medicamentos com auxílio da prefeitura.  

O Estado orientou que Chapecó fechasse o comércio não essencial. Porém o antigo prefeito Luciano Buligon, não acatou, afirmando que a fiscalização seria intensificada. 

15/05 – Chapecó foi considerada a cidade com mais casos de covid-19 no estado.

A prefeitura realizou a abertura do ambulatório de campanha no Bairro Efapi e, no mesmo dia, foram ativados mais 5 leitos públicos de UTI no HRO. Passou a ser divulgado o número de infectados por bairro. 

16/05 – Chapecó ultrapassou os 500 casos confirmados da doença.

No momento eram 402 pessoas testadas positivamente, 112 por vínculo epidemiológico (quando convive com a pessoa positivada). Dessas, 05 estavam internadas em UTI e 02 em enfermaria. Não haviam óbitos registrados. 

18/05Chapecó registra o primeiro óbito pela covid-19: 

A vítima foi um homem de 85 anos que estava internado na UTI do Hospital Regional do Oeste. No momento, no Estado de Santa Catarina haviam aproximadamente 5 mil casos confirmados e 83 óbitos. 

Em Chapecó, 577 casos confirmados por testes e 121 por vínculo epidemiológico. Haviam 08 pessoas na UTI e um em enfermaria. Conforme o boletim divulgado na data

21/05 Regiões Oeste e Sul de SC têm mais 70% das vagas de UTI pelo SUS ocupadas

29/05Em Chapecó, governador entrega 10 novos leitos de UTI

31/05Chapecó ultrapassa 1.000 casos de Covid-19

Junho

06/06A prefeitura faz adere a medidas mais restritivas para enfrentamento da pandemia.

Entre as medidas estava manter a suspensão das aulas e eventos, aumentar a testagem, fechamento das áreas de lazer e intensificar as fiscalizações.  

18/06 – BRF aplicou 5.200 testes nos seus colaboradores.

O transporte coletivo retornou, somente para uso da agroindústria.

23/06Chapecó registrou a décima morte por covid-19.

A vítima foi um homem de 69 anos, que apresentava outras comorbidades. No momento haviam mais de 2.500 pessoas confirmadas com a doença na cidade. Neste momento, Chapecó ainda contabilizava as pessoas que estavam em isolamento domiciliar e eram 1.456.

No mesmo dia, foi divulgada uma pesquisa da Secretaria da Saúde que aplicou 2.322 testes para estimar o percentual da população que estava infectada. A pesquisa foi feita em pessoas escolhidas de forma aleatória, de famílias e localizações diferentes. Caso uma pessoa positivasse, os demais moradores eram contabilizados como vínculo epidemiológico.

28/06 – Chegada de 15 ventiladores pulmonares para atender a região (10 para UTI e 5 para ambulância).

26/06Municípios de SC alertam para represamento de testes de Covid-19 no Laboratório Central.

Julho

07/07 – Chapecó ultrapassa os 3 mil casos confirmados de covid-19.

No momento haviam 694 casos ativos, 11 óbitos e 6.850 pessoas monitoradas. Com a UTI em 38% de ocupação e enfermaria 32%. 

25/07- Chapecó atinge 80% de ocupação dos leitos de UTI destinados ao coronavírus.

Haviam 31 leitos ativos, onde 25 estavam ocupados. A prefeitura, naquele momento, contabilizava 61 leitos (haviam outros 30 disponíveis, porém sem ativação). Devido a situação da pandemia na cidade o MPF fez uma recomendação à Prefeitura, onde as algumas medidas deveriam ser tomadas. Entre elas: divulgar corretamente os percentuais de ocupação na rede pública e privada, abstendo-se de utilizar nos cálculos possíveis ampliações de leitos e rever as medidas de enfrentamento à pandemia. 

28/07Governo entrega equipamentos para novos leitos de UTI em Chapecó.

28/07TJSC determinou que hospitais de Chapecó informassem reais condições das UTIs.

Agosto

04/08 Chapecó é o quarto município do estado com maior quantidade de pacientes com Covid-19.

Setembro

14/09 –  Covid-19: Em 6 meses Chapecó registrou 58 mortes pela doença.

Após seis meses da primeira morte por coronavírus em Chapecó, o município registrou o 58º óbito. Naquele final de semana, 4 mortes foram registradas, sendo 3 homens e uma mulher. 218 casos estavam ativos.

22/09 – Prefeitura determinou o fim do serviço de triagem médica por telefone no final de setembro. 

Outubro

19/10 – HRO tem leitos de UTI descredenciados pelo Ministério da Saúde.

Naquele momento estavam internados em leitos de UTI do HRO, 16 pacientes, que foram descobertos pelo SUS. Na situação, o HRO optou por suspender as cirurgias eletivas para manter condições necessárias de suporte aos serviços essenciais.

29/10 – Novas medidas de enfrentamento ao Covid-19 são tomadas em Chapecó.

Chapecó retorna ao nível grave e tem aumento na ocupação de leitos. Foi definido que as praças e locais públicos seriam fechados e as casas noturnas e pubs teriam maiores restrições.

Novembro

11/11Taxa de ocupação na UTI do HRO é de 93%.

Naquele momento, existiam 30 leitos de UTI disponíveis no HRO e 28 pacientes internados.

20/11Novos leitos de UTI para Covid-19 são habilitados em Chapecó.

Devido a alta demanda, outros leitos de UTI foram habilitados, contabilizando 40 leitos totais. 

23/11 Chapecó registra 85º óbito por Covid-19.

A situação voltou a se complicar no final de 2020, nesta data, eram 9.794 casos confirmados, ativos eram 954. O número de internados era de 81, destes 37 em UTI e 44 em enfermaria.

25/11 Enfermarias Covid-19 estão com 100% de ocupação em Chapecó.

26/11 – Unimed Chapecó alerta para possibilidade de colapso na saúde.

Dezembro

04/12-  HRO informa que UTI Covid está lotada.

Em dezembro, a situação do coronavírus em Chapecó se agrava e a UTI pública fica em 100% de ocupação, de acordo com o Hospital Regional do Oeste. Entretanto, na época, o prefeito Luciano Buligon afirmou que ainda não era a máxima. O hospital rebateu informando que havia profissionais para atender somente 35 dos 41 leitos de UTI que estavam disponíveis. Todos os 35 estavam ocupados.

10/12 – Chapecó chega a 100 mortos por Covid-19.

A 100ª vítima era uma mulher de 59 anos que tinha outras doenças e estava no Hospital Regional do Oeste. No momento, 1.274 casos estavam ativos na cidade. 

2021 – Janeiro

07/01Chapecó retorna ao risco gravíssimo de contaminação, um dia após flexibilização.

Neste mesmo dia Chapecó abriu o Ambulatório Pós-Covid-19. O serviço foi realizado na Policlínica Municipal.

10/01UTI Covid-19 retorna ao 100% de ocupação. 

Naquele momento o município registrava 852 casos ativos da doença. O número de internados era de 65, destes 41 em UTI e 24 em enfermaria. A UTI permaneceu em 100% de ocupação até dia 15/01, no mesmo dia, João Rodrigues afirmou que a cidade estava preparada para receber a vacina, e que tão logo chegasse, a imunização começaria em Chapecó.

18/01- Funcionária do HRO é definida como primeira pessoa a ser vacinada em Chapecó

19/01 Doses da vacina chegam em Chapecó, primeiras pessoas são vacinadas no município 

Neste dia histórico, Chapecó inicia o processo de vacinação um dia após a primeira pessoa ser vacinada no Brasil, em São Paulo. Relembre esse momento, veja as fotos

23/01Chapecó atinge a marca de mil pessoas vacinadas

Fevereiro

01/02Em janeiro, Chapecó registrou 17 mortes por coronavírus. 

02/02 -HRO alerta para superlotação.

Neste mês de fevereiro vivemos o mês mais complexo da pandemia desde seu início em Chapecó, ainda no dia 2, após anúncio do HRO ter a possibilidade de superlotação, João Rodrigues anunciou a abertura de mais 5 leitos de UTI covid. 

04/02 – 100% dos leitos públicos ficam ocupados em Chapecó. 

O alerta se concretizou e todos os leitos de enfermaria e UTI públicos ficaram ocupados em Chapecó. Naquele mesmo dia, João Rodrigues anunciou um decreto que proibia eventos na cidade. Dia 4 também foi anunciado que Chapecó vacinou todos os funcionários da saúde do município.

05/02 Chapecó segue com ocupação máxima de leitos públicos e recebe 10 novos respiradores.

08/02  Chapecó precisou transferir 26 pacientes por conta da lotação dos leitos. 

09/02 Novas medidas para contenção da pandemia são estabelecidas em Chapecó. 

Neste mesmo dia, iniciou- se  a vacinação de idosos com mais de 90  anos em Chapecó, foram vacinados 168 idosos, incluindo uma senhora de 108 anos. Ainda, o MP solicitou a Chapecó que divulgasse as informações sobre as medidas para enfrentar as superlotação de leitos de covid-19

10/02 – Com mais de 100 pessoas internadas em Chapecó, pacientes tiveram que aguardar para serem atendidos em leitos da cidade.

11/02Surge a suspeita de uma nova variante do coronavírus em Chapecó. 

12/02 – Chapecó anuncia novas medidas de enfrentamento ao coronavírus.  

Neste mesmo dia, Chapecó registrou 98% de ocupação dos leitos de UTI, contabilizando leitos públicos e privados. 

13/02 Chapecó tem mais cinco respiradores a caminho do município

16/02  – Chapecó anuncia colapso no sistema de saúde e se fazem necessários mais leitos de UTI.

Neste mesmo dia, o governador anunciou a abertura de 34 leitos de UTI e João Rodrigues pediu 100 mil vacinas ao governo federal. A vacinação para idosos com mais de 87 anos inicia em sistema de drive-thru. 

15/02 Gabinete de crise anuncia que a prioridade será a abertura de novos leitos. 

17/02 – Chapecó anuncia que está em uma operação de guerra e estabelece ações de combate ao coronavírus

18/02 Bebê de um mês morre por coronavírus  em Chapecó.  

Neste mesmo dia, Chapecó registrou um crescimento de 247% nos casos ativos somente em fevereiro. 

19/02 – Em 24h Chapecó registrou 13 novas mortes por coronavírus

O número de mortes diárias começou a subir drasticamente a partir deste dia, também, seis novos respiradores chegam a Chapecó. 

22/02Lockdown parcial e toque de recolher é anunciado em Chapecó. 

23/02 – João Rodrigues se encontra com o ministro da Saúde e anuncia mais testes, médicos e leitos para Chapecó com o apoio dos governos federal e estadual. Além disso, foi anunciada a abertura de mais 30 leitos em um ambulatório no centro de eventos. 

24/02 – Chapecó registra 14 óbitos em 24 horas e chega a quase 100 mortes em um mês. Ainda neste dia, Unimed anuncia protocolo de desastres após atingir a ocupação máxima de leitos

25/02 – Chapecó recebeu mais dez respiradores. Unimed faz live para esclarecer a situação da unidade e Dr. Rovani Camargo afirma “Vamos ter que começar a escolher quem morre e quem vive”. 

26/02 Chapecó registra o maior número de casos ativos desde o começo da pandemia. São mais de 5 mil pessoas com o vírus da doença ativo na cidade, 108 pessoas morreram por coronavírus em Chapecó durante o mês de fevereiro

Neste dia, João Rodrigues afirmou que iria adotar o decreto estadual que flexibilizaria o decreto de lockdown parcial. Entretanto, entidades fizeram uma recomendação ao Estado que houvesse a suspensão das atividades durante 14 dias.

27/02 – Hoje o prefeito João Rodrigues voltou atrás e resolveu prorrogar o fechamento parcial em Chapecó até dia 7 de março. 

Nesta manhã, mais 15 mortes foram anunciadas em Chapecó, em live o diretor do HRO Osmar Arcanjo afirmou que é um recorde histórico de 16 mortes em 24 horas. 

Também foi anunciado que a Equipe da Força Nacional de Saúde vai trabalhar na UPA-24h e que passará a atender somente casos de covid-19 na unidade


Fonte: Barriga Verde Notícias

O conteúdo produzido pela redação deste portal pode ser compartilhado, desde que seja creditado da seguinte maneira: Fonte: Barriga Verde Notícias e linkado o site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob