Devido à alta demanda de leitos para pacientes com coronavírus no município, Chapecó já teve 26 casos que precisaram ser transferidos para outros hospitais do estado nos últimos 15 dias.
Por conta da superlotação dos leitos públicos no Hospital Regional do Oeste, a Secretaria de Saúde confirmou que os pacientes foram transferidos para as cidades de Concórdia, Videira, Caçador Joaçaba, Itajaí e Lages.
A abertura de novos leitos de UTI está prevista para Chapecó, sendo que o município já recebeu 10 aparelhos respiradores para a habilitação. Entretanto, de acordo com a prefeitura, ainda há ausência de profissionais na cidade para que os leitos comecem a operar.
Leitos em Chapecó
Atualmente, o Hospital Regional do Oeste possui, na UTI, 35 leitos habilitados, enquanto no Hospital da Unimed, existem outros 14 leitos de UTI disponíveis.
Já na enfermaria, de acordo com a prefeitura, os leitos estão sendo habilitados conforme a demanda de internação, mas a quantidade de leitos conforme a conta de porcentagem de ocupação divulgada hoje é de 30 leitos públicos e 36 leitos privados.
Transferência de Pacientes
As transferências de pacientes da região Oeste está sendo operada pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Saúde e do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar e o Grupo de Resposta Aérea de Urgência (GRAU) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
A operação especial através de meio aéreo está atendendo pacientes da região desde este domingo (07) e já encaminhou um paciente de Chapecó, pela aeronave Arcanjo 2 para o município de Itajaí.