Em entrevista na manhã desta quarta-feira (12), Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, disse que o Brasil pode ter até 15 milhões da CoronaVac – uma das vacinas contra o coronavírus – até o final de 2020. “A vacina estará disponível aqui no Butatan já em outubro. Nesse mês receberemos cinco milhões de doses. Em novembro, mais cinco milhões e, em dezembro, mais cinco milhões. Essas doses já estão sendo produzidas lá na China, então no fim deste ano teremos 15 milhões de doses disponíveis aqui”, declarou o hematologista.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo Whatsapp!
No entanto, o prazo pode variar já que a vacina precisa ser aprovada nos testes clínicos. Para que uma vacina seja liberada para distribuição ao público, ela precisa passar por três fases de avaliação: precisa demonstrar que é segura para as pessoas, que gera uma resposta imune e que essa resposta imune consiga combater o coronavírus. Atualmente, a CoronaVac está na terceira e última fase.
“Os resultados foram excepcionais. É uma vacina que apresentou uma indução de anticorpos acima de 92% na primeira dose e acima de 97% na segunda dose, um desempenho muito satisfatório”, avaliou Covas.
Fonte: Exame