Seguindo nossa rota no Barriga Maps, nossa parada é aqui em Chapecó, na Trilha do Pitoco. Com aproximadamente 3 km de trilha e muito verde, a Trilha do Pitoco é um dos principais atrativos do ecoturismo do Grande Oeste e recebe este nome em homenagem a um cachorrinho que costumava acompanhar as pessoas pelo trajeto.
Localizada na Linha Alto Capinzal no Goio-ên, fica a aproximadamente 28 km do centro de Chapecó em direção ao Rio Grande do Sul pela SC-480. O acesso se dá pela Rota Vale do Uruguai, em torno de 8 km de estrada de chão, em boas condições. O visual do trajeto é lindo, sendo que próximo à metade do caminho chega-se ao Mirante da Ferradura.
Além das cachoeiras, o local conta com uma área para camping e é considerado um local propício para rapel. São ao total 6 quedas d´água, sendo a primeira com aproximadamente 5 metros e uma bela piscina natural própria para banho, a segunda, ao lado de uma gruta com a imagem de uma Santa, possui 3 metros, a terceira, onde recebe o entroncamento de um outro córrego, possui em torno de 15 a 20 metros, a quarta tem entre 10 e 15 metros, a quinta é uma pequena queda de 3 metros e fica aos pés da última e grande cachoeira, que é o ponto alto da trilha e o término da mesma, contêm entre 45 e 55 metros.
Informações:
Onde: Linha Alto Capinzal no Goio-ên | Acesso pela pela Rota Vale do Uruguai
Quando: Todos os dias e feriados das 7h30 às 18h
Valor: R$ 10,00 por pessoa
Contato: (49) 3319-9205 | 9187-6221
Fonte: Descubra Chapecó