Um fenômeno chamado de derecho provocou os estragos em Campos Novos, no Oeste catarinense, na quinta-feira (24), informou a Defesa Civil. Trata-se de um tipo de linha de instabilidade que se formou. A força do vento em um derecho pode provocar danos comparáveis a um tornado, conforme o órgão.
As fortes rajadas de vento provocaram destelhamentos de casas, danos em estruturas de metal de barracão e tombamento de caminhão em Campos Novos (veja abaixo mais detalhes).
De acordo com a Defesa Civil, o derecho, do espanhol “direito”, formou-se durante a passagem de uma frente fria combinada com outros sistemas meteorológicos, como o forte fluxo de ventos quentes e úmidos vindo de Noroeste.
Um derecho é uma tempestade de vento em linha reta, que pode de estender por até 400 quilômetros e percorrer longas distâncias. O fenômeno está associado a um grupo de fortes tempestades que provocam ventos acima de 100 km/h.
Em Campos Novos, segundo a Defesa Civil, a velocidade máxima do vento registrada até 10h de quinta foi de 108 km/h.
Estragos
Em Campos Novos, de acordo com os bombeiros, pelo menos 11 famílias procuraram a corporação para buscar lonas por conta do destelhamento das casas.
Segundo relato dos moradores aos bombeiros, foram registrados estragos nos bairros Nossa Senhora da Aparecida, São Sebastião, Ernesto Zortea e São Sebastião. Na SC-284, na região do distrito do Ibicuí, os bombeiros fizeram o corte de uma árvore que caiu na rodovia.
Uma das ocorrências envolveu a cobertura de um barracão, que foi arrancada com a ventania e atingiu uma residência. A corporação informou que houve danos materiais e ninguém foi atingido pelos escombros (veja foto acima).
Em um posto de combustível localizado na BR-282, um caminhão que estava no estacionamento tombou. Outro posto que fica na Avenida Presidente também houve registro de prejuízos.
A chuva também provocou quedas de árvores nas áreas urbana e rural, atingindo aviários e barracões de produtores rurais.
Equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e da prefeitura trabalharam na distribuição de lonas, remoção dos galhos e liberação de vias.
Previsão do tempo
Segundo a Defesa Civil, há chances de temporais e chuva volumosa nesta sexta (25), principalmente nas áreas mais próximas ao Paraná. Podem ocorrer alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Pela previsão, a chuva deve começar na região Oeste e se estender ao longo do estado durante a tarde e noite. Os temporais podem ocorrer porque a frente fria que atuou no estado na quinta continua em Santa Catarina nesta sexta.
A Defesa Civil divulgou orientações sobre como agir em caso de confirmação do mau tempo. Você pode pedir ajuda pelo telefone 199.
Em caso de alagamentos:
- evitar entrar em contato com a água
- evitar dirigir em locais alagados
- evitar transitar por pontes submersas
- atenção com crianças próximas a rios e ribeirões
Quando há risco de deslizamentos de terra, fique atento a:
- inclinação de postes e árvores
- movimento de terra ou rochas próximos a sua casa
- rachaduras em muros ou paredes
Fonte: G1