Sobre trânsito
Nesta semana mudou o Código de trânsito brasileiro. Resolvi escrever sobre esse assunto, por que há poucos dias vi no facebook uma observação de um conhecido meu, indignado com o trânsito em Santa Maria -RS. Ele perguntava se as auto-escolas não ensinam mais os novos motoristas ocupar a pista da direita quando andam em baixa velocidade, e não, ficar andando pela esquerda, muito devagar.
Confesso que tenho um sonho. Qualquer dia desses coloco em prática, essa minha ideia. Quando estiver andando no trânsito, e encontrar um desses automóveis andando lentamente na pista da esquerda, e não mudam de pista, quero ultrapassá-lo, me colocar à frente dele, e andar ainda mais devagar. Se ele estiver andando a 15km horários, quero andar na sua frente a 10 km horários, para ver a reação dessa pessoa.
Em nossa cidade, o trânsito está começando a ficar complicado pelo elevado número de carros que transitam, pela dificuldade do estacionamento, e também por que alguns motoristas não se dão conta de que, quem está dirigindo, na maioria das vezes está trabalhando, e não passeando. Circulam muitas vans da Secretaria da Saúde de municípios próximos, com doentes em busca de tratamento, e também andam devagar, pois, tem o dia inteiro para permanecer na cidade.
No Brasil morre uma pessoa a cada 15 minutos devido a acidentes de trânsito. A suspensão da carteira que antes acontecia com 20 pontos na carteira em 12 meses, agora pode ocorrer com 20 pontos se tiver duas ou mais faltas gravíssimas, 30 pontos com uma infração gravíssima, e com 40 pontos se não tiver cometido infração gravíssima nos 12 meses anteriores.
O importante nessa questão do trânsito é aliar segurança e fluxo rápido para evitar engarrafamentos, o que deixará os motoristas menos estressados. Foram muitas as mudanças nessa nova legislação, inclusive o prazo da carteira (CNH). Para quem tem menos de 50 anos, a validade da carteira é 10 anos, para pessoas com idade entre 50 e até 70 anos a carteira tem validade de 5 anos, e para quem tem 70 anos ou mais a carteira tem validade de apenas 3 anos.
Vai ser fácil não lembrar o vencimento da carteira, e muitas multas serão aplicadas. Já levei multa por isso, além de ter que chamar um amigo ou filho para conduzir ou retirar o carro.
Odair Balen
A opinião de nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do veículo.