Há poucos dias houve a data comemorativa do cooperativismo. A forma de atuação no sistema cooperativo requer abrir mão de algumas opções pessoais e aderir a acordos coletivos que sempre requerem volume maior de negociação.
Há muito tempo atrás, participando de capacitação sobre a plataforma Mais Brasil em Brasília, a instrutora disse que o Sul do Brasil é exemplo de atuação cooperativa, e que esta seria a melhor forma de atuação. O sistema atua com valores importantes para uma sociedade saudável. Os benefícios sociais do cooperativismo alavancaram os números do sistema cooperativo no Rio Grande do Sul e nos demais estados do Sul. Todos ganham.
De certa forma as cooperativas tem em seu DNA a busca pela sustentabilidade, a preocupação com a sociedade, com o meio ambiente, e com as questões sociais. Se antecipam a muitas mudanças que o mundo sinaliza como relevante para a manutenção do planeta. Quando as empresas e as principais entidades mundiais falam de ESG (Environmental, Social, Governance, ou, Ambiental, Social, Governança) e começam a atuar e se preocupar com esses três pilares, é a essência da própria sustentabilidade, e pode-se afirmar que o sistema cooperativo já atua com essas três diretrizes desde sua formação. Temos na região inúmeras cooperativas com resultados expressivos para seus associados.
Quando os objetivos são coletivos, de interesse dos associados, há mais discussão para a tomada das decisões, os interesses não são particulares, mas de interesse da sociedade, há um atendimento melhor aos valores de interesse da coletividade. De certa forma, se estabelecem interesses que atendem melhor às expectativas sociais.
Questões ambientais, sociais, relação com os colaboradores e acionistas, questões éticas e administrativas e de transparência tornam as cooperativas referência em sucesso econômico e resultados sociais. Há uma responsabilidade social corporativa. Vida longa às inciativas de que muito colabora para o crescimento da região.
Odair Balen
A opinião de nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do veículo.