Na esperança de encontrar todos bem, venho aqui mais uma vez para falar do nosso Tricolor, mas não está nada fácil. O jogo de domingo foi mais uma amostra de que o Técnico Renato perdeu o foco, ou “perdeu a mão” na gíria do “futebolês. Mas, isso não vem de hoje. Todos falamos na importância da continuidade no futebol, mas acredito que chega um momento que o grupo de jogadores, mesmo com as frequentes mudanças no elenco, não assimila mais o que o treinador quer dizer, ou, o que ele diz já não convence mais os seus jogadores.
Começo a acreditar que esse seja o caso do Tricolor, afinal de contas, são mais de 4 anos de muitas conquistas, é verdade, mas a soberba que sempre fez parte do técnico Renato em suas entrevistas fica cada vez mais presente principalmente quando o resultado não aparece. Fica aquela impressão de que eu venço, nós empatamos e eles (os jogadores) perdem, afinal eu (o treinador) não entro em campo, a derrota vem ou por falhas coletivas ou individuais, e até mesmo pela arbitragem. Agora com o VAR então…
Mas, percebam que nenhum dos 17 empates ou nenhuma das 6 derrotas (que até não é um número expressivo nesse brasileirão), nenhum desses resultados passou pelo Treinador, sempre há um “apagão” ou o time se desconcentrou. Não lembro de ter escutado em nenhuma das entrevistas dele, que ele escalou mal o seu time, ou que ele não fez boas trocas no decorrer da partida, ou estou enganado?
A derrota para o São Paulo de virada por 2×1 mostrou mais uma vez que as trocas feitas pelo treinador não surtiram efeitos, e além de ineficientes, descaracterizaram o já frágil sistema defensivo Tricolor. Essa devoção/teimosia com Thaciano e Luís Fernando e a aversão a Ferreirinha e Darlan não são compreensíveis para nenhum torcedor.
Agora faltam 12 dias para a Final da Copa do Brasil e não há varinha de condão que faça mágica. Disse em um de meus comentários anteriores que muito precisaria ser feito, e que com a vitória de 5×2 sobre o Botafogo não poderíamos nos iludir, e isso fica evidente. Mais do que só torcer para o time, precisamos torcer para que sejam dois domingos “sim” para o Tricolor e dois domingos ”não” para o Palmeiras, mas ainda teremos mais dois jogos pelo Brasileiro antes desses confrontos: Athltico-PR no próximo domingo (21) e Red Bull Bragantino na quinta-feira (25). Esses dois jogos precisam servir para ajustar a equipe para as finais… mas a cada jogo fica mais complicado…
Abraços Tricolores a todos e até a próxima!
Eduardo Rezer
Professor de Educação Física
CREF : 025701-G/SC
E-mail erezer@unochapeco.edu.br
A opinião de nossos colunistas não reflete necessariamente a visão do veículo.