Filme chapecoense ganha prêmio de Melhor Curta-metragem Catarinense no FAM 2020
O filme documentário de curta-metragem Bença, lançado no último domingo (27) no Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) – principal festival de cinema de Santa Catarina, conquistou o prêmio de Melhor Filme na categoria Mostra Curtas Catarinenses. A produção, que retrata a religiosidade e a espiritualidade cabocla do interior de Chapecó, concorreu com outras cinco obras produzidas no Estado.
Mais uma vez ressalta-se a importância do fomento público à arte e cultura. Esse filme é fruto de edital, de política pública para produção artística. É mais uma obra que retrata pessoas e histórias de Chapecó, e ganha o mundo. A arte aqui produzida leva o nome da cidade e de seus personagens de Florianópolis até a Índia, por isso é necessário o investimento do Poder Público nos artistas e na cultura chapecoense. Parabéns ao diretor Joel Zanette a toda equipe pelo prêmio.
Lei Aldir Blanc
Na última quinta-feira, dia 1º, encerrou o prazo para que espaços culturais requeiram o subsídio mensal de manutenção previsto no Inciso II da Lei Aldir Blanc. Agora as solicitações passam por uma Comissão de Homologação composta por membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais, as aprovadas serão remetidas ao Ministério do Turismo, ministério responsável pela Secretaria Especial da Cultura, para nova homologação. Após aprovado, o repasse será feito pela Secretaria de Cultura de Chapecó seguindo os critérios estabelecidos na Lei e de acordo com o solicitado pelo espaço. Com o montante residual do total repassado ao Fundo Municipal de Cultura, será operacionalizado o edital previsto no Inciso III da Lei.
Segue aberto, via MapaCulturalSC, o prazo para que trabalhadores e trabalhadoras da cultura recebam o auxílio emergencial previsto no Inciso I da Lei. Lembra-se que o Estado de Santa Catarina faz os repasses para Inciso I, o Município de Chapecó os repasses para o Inciso II, e ambas as esferas promoverão editais para o Inciso III.