Cinema e teatro abordam as histórias de São João Maria
Esse fim de semana traz uma grande oportunidade para conhecer melhor as histórias e crenças que giram em torno de São João Maria, santo popular sincretizado através de três andarilhos que peregrinaram pela Região Sul do Brasil entre meados do século XIV e início do século XX, e através da sua atuação profética e curandeira angariaram devotos e seguidores que até hoje os cultuam desde aqui até o Novo México, nos Estados Unidos.
Hoje, sábado (26) e amanhã, domingo (27), a atriz e contadora de histórias Josiane Geroldi, da Cia Contacausos, apresenta a peça “Vozes Vivas – Histórias de São João Maria” através da Ocupação Itajaí Criativa Online. O espetáculo, especialmente adaptado para ser exibido pela internet, será transmitido pelo canal do YouTube da Téspis Cia. de Teatro, à partir das 20h. Após a exibição da peça, no mesmo canal, ocorrerá um bate-papo com o elenco.
No domingo (27), o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Chapecó e Região (SITESPM-CHR) realizará uma sessão online do projeto Cinema dos/as Trabalhadores/as com o filme “A Maravilha do Século”. O documentário, dirigido por Marcia Paraiso, aborda a história do primeiro dos três andarilhos, o italiano Giovanni Maria D’Agostini.
A exibição será às 19h, através do canal do YouTube Cinema dos Trabalhadores Chapecó. Às 20h30m no mesmo canal, e na página do Facebook do SITESPM-CHR, ocorrerá um conversa com a diretora e com os pesquisadores da produção, Alexandre Karsburg e Tânia Welter.
Documentário chapecoense estreia no FAM
Neste domingo (27), o documentário de curta-metragem Bença, dirigido e produzido pelo cineasta chapecoense Joelmir Zanette, estreia no Florianópolis Audiovisual Mercosul (FAM) 2020. A produção retrata a religiosidade e a espiritualidade dos caboclos moradores do interior de Chapecó.
A sessão será online, o filme ficará disponível das 17h do dia 27 até às 17h do dia 28/09. O ingresso custa R$5,00 e pode ser adquirido através do site famdecinema.com.br.
Lei Aldir Blanc
Essa semana a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abriu o prazo para que trabalhadores e trabalhadoras da cultura requeiram o auxílio emergencial previsto no Inciso I da Lei Aldir Blanc. As regras para recebimento são as mesmas do auxílio emergencial de R$600 já distribuído, além de precisar comprovar atuação mínima de dois anos de trabalho na área cultural. Quem já recebe o auxílio emergencial não pode requerer o da Lei Aldir Blanc. As solicitações devem ser feitas de forma online através do MapaCulturalSC.
Segue aberto até 01/10 o prazo para que espaços culturais façam o requerimento do subsídio mensal previsto no Inciso II da Lei. Lembra-se que o Inciso I é pago pelo Governo do Estado e o Inciso II pela Prefeitura Municipal de Chapecó, através da Secretaria de Cultura. O requerimento do Inciso II está disponível online, mas deve ser protocolado presencialmente em algum dos espaços listados abaixo, das 8h às 18h até a próxima quinta-feira:
- Secretaria de Cultura – Rua Assis Brasil, nº 20-D, Centro (primeiro andar do Centro de Cultura e Eventos). Telefone para contato e agendamento prévio (49) 3319-1010;
- Biblioteca Pública Municipal Neiva Maria Andreatta Costella – Rua Benjamin Constant, nº 110, Centro (calçadão). (49) 2049-9003, WhatsApp (49) 99901-8058;
- Escola de Artes de Chapecó – Avenida Nereu Ramos, nº 729, Centro. (49) 3322-3690;
- Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) – Rua Elói Ferreira de Souza, nº 322, Loteamento Elias Gallon, Efapi. (49) 3328-6608.
Augusto Zeiser é jornalista e cineasta