Coluna Bússola do Gestor
Priorizando tarefas através da Matriz de Eisenhower
Você tem dificuldades em se organizar e dar prioridades às atividades do dia? Sente que não consegue dar foco e concluir todas as tarefas necessárias? A matriz de Eisenhower pode ser a sua salvação!
Antes de introduzi-los a matriz, é necessário entender a importância do foco.
O livro “As 4 Disciplinas da Execução”, escrito por Chris McChesney ressalta esta importância em diversos capítulos, e cita estudos feitos dentro de empresas, comprovando a relação inversamente proporcional entre número de focos/prioridades e suas conclusões.
Ou seja, o livro aponta diversas situações em que empresas que continham diversos focos no planejamento e não alcançaram nenhum; justamente por não saber categorizar o níveis de importâncias de cada atividade.
A matriz de Eisenhower tem como estrutura, a relação entre atividades urgentes/não urgentes e importantes/não importantes. A ideia é que seja criado uma maneira fácil de definir suas atividades de forma que você não deixe de realizar as mais importantes por causa das tarefas urgentes ou até mesmo as que surgem de repente.
Como funciona?
- Para as atividades importantes, mas não urgentes: Decida quando fará, agende um horário para sua execução;
- Urgente e importante: Faça imediatamente;
- Para tarefas nem urgentes e nem importantes: Delete ela, ou seja, é possível postergá-la com prazos maiores para sua execução e não gastar energia com ela agora;
- Para atividades urgentes, mas não importantes: Delegue-as! Elas têm a sua devida importância, mas seu foco estará nas “urgentes e importantes”; logo, conte com alguém de confiança para delegá-la.
Referências:
Livro: As 4 Disciplinas da Execução – Chris McChesney
José Eduardo Carneiro Domingos dos Santos
Acadêmico de Administração
Co-fundador da Educere – Cursos e Treinamentos
Fonte: Soften Sistemas