TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Geral Ciclone atinge o Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira

Ciclone atinge o Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira

Entre esta quarta e a quinta-feira(04), um forte ciclone extratropical se forma no litoral do Rio Grande do Sul. De acordo com a indicação de alguns modelos meteorológicos, este ciclone apresenta características de ciclone bomba, ou seja, quando o sistema apresenta intensa queda de pressão, maior ou igual a 24hPa em 24 horas.

Independentemente da denominação do sistema meteorológico, é um ciclone muito intenso que leva perigo para as áreas de atuação.

Ciclogênese

Nesta quarta-feira, 03 de fevereiro, uma área de baixas pressões atua sobre o Rio Grande do Sul e, entre hoje e a quinta-feira(04), se intensifica rapidamente dando origem a formação de um ciclone extratropical, fenômeno conhecido como ciclogênese.

imagem1

A presença dessa área de baixas pressões se intensificando ,forma as nuvens carregadas que nesta quarta-feira provocam temporais sobre o Rio Grande do Sul. A imagem de satélite de quarta-feira de manhã já indicava instabilidades atuando no oeste e sudoeste gaúchos. Veja:

imagem2

Há previsão de temporais com chuva forte e volumosa e vento muito forte. Abaixo, o acumulado de chuva nessa quarta-feira(3):

imagem3

O vento sopra forte na quarta-feira, com rajadas entre 80 e 100km/h a partir do fim da tarde no sul e leste gaúchos.

Chuva e ventos fortes

No decorrer da quinta-feira, dia 4, o ciclone extratropical atua ao largo da costa gaúcha avançando na direção leste/sudeste. O vento sopra forte no sul, no centro-leste e no nordeste e no leste do Rio Grande do Sul, com rajadas entre 80 e 100km/h no sul e leste gaúchos. Ainda pela manhã o vento aumenta de intensidade também em Santa Catarina, com rajadas chegando a 80km/h.

Além das fortes rajadas de vento, o ciclone extratropical ainda provoca chuva forte na quinta-feira. A chuva volumosa é esperada para o sul e leste do Rio grande do Sul e de Santa Catarina.

Entre quinta e sexta-feira, dias 4 e 5 de fevereiro, as fortes rajadas de vento atingem também o litoral paulista, com intensidade entre 60 e 80km/h.

Na sexta-feira(5), o ciclone extratropical ainda atua no oceano, ao largo do litoral do Rio Grande do Sul, mas já bem afastado da costa. O vento ainda é intenso no sul e no leste gaúcho e catarinense, com rajadas entre 50 e 80km/h. Em alto mar a situação ainda indica vento muito duro, próximo a 100km/h.

Mar agitado

A presença do ciclone extratropical ao largo da costa do Rio Grande do Sul provoca vento forte sobre o oceano. O vento soprando intenso e persistente sobre o mar forma as ondas que deixam o mar agitado a partir da noite de quinta-feira nas praias do Sul.
Como indicado abaixo, a ondulação do mar é de sul e a altura das ondas chega a 4 metros à noite.

imagem5

 

Na sexta-feira o mar sobe ainda mais nas praias do Rio Grande do Sul e a agitação marítima chega também ao litoral de Santa Catarina. Há previsão de ressaca. A ondulação do mar ainda é de sul. A previsão é de ondas chegando a 4 metros de altura no litoral do Rio Grande do Sul e no litoral sul de Santa Catarina. Nas demais áreas litorâneas de Santa Catarina as ondas chegam a 3 metros, com ondulação de sul. Mar agitado também no litoral do Paraná na sexta-feira, com ondas chegando a 2 metros e meio e ondulação de sul.

No sábado a altura das ondas diminui um pouco nas praias do Sul, mas o mar ainda fica bem agitado, como indicado abaixo. Há previsão de ressaca em todo o litoral do Sul.

imagem6

 

 

Fonte: Climatempo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob