Eles estão chegando. Nesta sexta-feira (21), um pinguim-de-Magalhães foi encontrado na Praia dos Ingleses, no norte da ilha, em Florianópolis.
É o primeiro visitante a ‘aportar’ em Santa Catarina neste período marcando o início oficial da temporada de pinguins. Foi uma equipe da Associação R3 Animal que o encontrou.
Veja o vídeo:
Ele foi encontrado na praia dos Ingleses, no norte da ilha, em Florianópolis. E já está recebendo o tratamento. Trabalho realizado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos / R3 Animal.
Está aberta a temporada dos pinguins!! pic.twitter.com/XVhg5RP1ew
— Raphael Faraco (@raphaelfaraco) May 22, 2021
Segundo a veterinária Janaina Rocha Lorenço, ele estava bastante desidratado, hipotérmico (com a temperatura corporal baixa) e apresentava marcas de interação com petrechos de pesca nas costas e nas aletas (asas).
O pinguim recebeu os primeiros atendimentos e foi colocado em uma Unidade de Tratamento de Animal (UTA), no Centro de Pesquisa, Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos (CePRAM/R3 Animal). Exames complementares apontarão o melhor tratamento.
Segundo a R3 Animal, os pinguins-de-Magalhães chegam exaustos ao nosso litoral depois da longa viagem da Patagônia até aqui. Alguns infelizmente morrem.
Cuidados ao encontrar um animal na areia
– Mantenha distância e afaste os animais domésticos, eles podem transmitir doenças aos pinguins;
– Se possível, use uma toalha para conter o pinguim e o coloque em uma caixa de papelão para mantê-lo aquecido. Cuidado com o bico;
– Não o alimente, não molhe, jamais coloque pinguim no gelo. Se ele saiu da água, pode estar cansado, desidratado, doente ou com a temperatura corporal baixa. Não o force a entrar na água;
– Ligue no telefone 0800 642 3341 e a base mais próxima do Projeto de Monitoramento de Prais da Baía de Santos (PMP-BS) fará o resgate. Em Florianópolis o trabalho é realizado pela Associação R3 Animal.
NSC Total