TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Destaques Chegada de kits deve agilizar testes de Covid-19 no Oeste de SC

Chegada de kits deve agilizar testes de Covid-19 no Oeste de SC

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen-SC) recebeu na quinta-feira (11) uma nova remessa com cinco mil kits de extração para realização de testes de coronavírus.

A chegada dos materiais deve amenizar os problemas com demora da emissão de resultados relatados por prefeituras da região Oeste catarinense. Nesta sexta-feira (12) havia cerca de 1,5 mil amostras em processamento, conforme mostrou o Jornal do Almoço.

Os kits de extração, necessários para os testes, estavam em falta. Com isso, prefeituras da região Oeste catarinense, onde é crescente o número de casos de coronavírus, estavam reclamando da redução de laudos liberados com resultados de testagens.

Os kits de extração que chegaram enviados pela Fiocruz devem agilizar o processo de análises, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Com cada kit é possível realizar exames de 25 amostras.

Ainda conforme a secretaria, não houve atraso. Com aumento da demanda pela testagem, o número de testes em processamento também é maior, mas não há testes represados. De acordo com o estado, de abril a maio houve aumento de 85% no número de testes processados.

Demora de resultados no Oeste

Segundo a secretária de Saúde de Chapecó, Maristela Rocha, a cidade foi uma das afetadas pela demora em emitir resultados e estava buscando alternativas para conseguir mais rapidamente os resultados de testes e poder elaborar estratégias de saúde. Chapecó é a cidade catarinense com mais casos de Covid-19, sendo 1064, segundo informou o estado na noite desta sexta-feira.

“Inicialmente os testes estavam sendo feitos pelo laboratório da Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] em Concórdia. O que ficamos sabendo é que esses exames represados ali foram direcionados para um laboratório em Curitiba para suporte neste momento. Assim que o Lacen disponibilizar esses insumos, a gente volta à normalidade em Chapecó”, disse a secretária.

Isso teria ocorrido por falta dos kits de extração. Segundo a diretora do Lacen, Marlei Pickler Debiasi dos Anjos, a chegada dos kits vai ajudar a atender a demanda da região Oeste. O Lacen tem parceria com a Embrapa e Fiocruz para exames de PCR.

O Lacen processou 29 mil amostras de coronavírus em três meses. A prioridade é para testagem de casos graves e pacientes internados, e depois, os casos com sintomas leves e assintomáticos.

Santa Catarina tem 13.165 pessoas com coronavírus, incluindo 191 casos onde os pacientes morreram por causa da doença.

Fonte: G1 SC

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob