A Secretaria de Educação Municipal de Chapecó tem orientado as instituições educativas para que criem estratégias para localizar os alunos que por algum motivo se afastaram da escola e não tem frequentado as aulas ou não têm apresentado devolutivas. A Secretaria compreende que o papel da escola na redução dos índices de evasão escolar é importantíssimo.
Desta forma, sempre que o aluno apresentar faltas recorrentes ou consecutivas, a instituição deve realizar a busca ativa, que consiste em encontrar uma forma de entrar em contato com a família. O mesmo vale para alunos que optaram pelo ensino remoto, mas que não apresentem devolutivas de atividades.
Outro recurso para localizar o responsável pelo aluno é o contato e encaminhamento ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou Unidade Básica de Saúde (UBS), pois essas instituições podem ter o contato atualizado ou alguma informação sobre a família do aluno. Esgotadas todas as possibilidades de localização e contato, encaminha-se ao Conselho Tutelar, pelo registro do APOIA, que fará os devidos encaminhamentos.
Contudo, por orientação do Ministério Público, a Rede Municipal de Ensino irá aderir a uma nova proposta, que se trata da plataforma da Busca Ativa Escolar. A Busca Ativa Escolar é uma plataforma gratuita para ajudar os municípios a combater a evasão escolar e foi desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Ela reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, entre outros. Futuramente, quando a plataforma for implantada, os gestores e suas equipes receberão orientações em como utilizá-la.
Para a Diretora Pedagógica e de Gestão Educacional, Marcia Wurzius, “Lugar de criança é na escola, e a Secretaria de Educação Municipal se esforça e exige que a busca ativa ocorra, e orienta os gestores para que façam todo o esforço possível para localizar os alunos”.
Informações Prefeitura Municipal de Chapecó