O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, informou que na primeira etapa de vacinação contra a Covid-19, serão aplicadas 16 mil doses da vacina contra o Covid-19. Ele disse que a Administração Municipal tomou as medidas necessárias a fim de iniciar a imunização
(Confira abaixo quem irá tomar a vacina nesta primeira fase)
Segundo o Poder Executivo da cidade, localizada no Oeste de Santa Catarina, a vacinação deve iniciar na próxima semana, possivelmente a partir do dia 20, conforme foi anunciado em reunião do Governo Federal com alguns prefeitos do Brasil. “Chapecó está preparada para a vacinação e já acordamos com o secretário de Saúde do Estado, André Motta Ribeiro, que tão logo a vacina chegue no em Santa Catarina, Chapecó iniciará o processo de vacinação”, afirmou Rodrigues.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!
Em Santa Catarina, a secretaria da Saúde do Estado distribuirá as vacinas através de cinco regionais, uma delas localizada em Chapecó. As regionais, por sua vez, farão a distribuição aos municípios da respectiva região.
O prefeito João Rodrigues informou que o número de doses que virão para Chapecó ainda não foi divulgado. Entretanto, o plano de vacinação contra a Covid-19 da secretaria de Saúde de Chapecó prevê a imunização de 16 mil pessoas na primeira etapa – que estão nos grupos de maior risco.
A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Chapecó, Lígia Schacht, informou que as primeiras oito mil doses serão para os sete mil profissionais da saúde, tanto da rede municipal, quanto dos hospitais, que serão vacinados nos locais de trabalho. Ainda no grupo inicial estão os indígenas, que devem ser vacinados no Toldo Chimbangue e Aldeia Kondá.
Na primeira etapa de imunização estão previstos os idosos com mais de 75 anos, e idosos com mais de 60 anos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Estes devem ser vacinados na própria instituição. Já os acamados serão vacinados nas próprias residências. Na segunda fase, serão vacinadas pessoas de 60 a 74 anos. Na terceira fase, quem tem comorbidades. Já na quarta fase, estão previstos os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e profissionais do sistema prisional.
Preparação para vacinação
Chapecó conta 26 unidades de saúde. Segundo o Poder Público, em cada local, há estrutura e profissionais preparados para aplicação da vacina. Para refrigerar as doses, a prefeitura informou que na secretaria de Saúde existe uma central de câmaras refrigeradoras de imunobiológicos, com temperatura entre 2 a 8 graus negativos. Se for necessário armazenamento a 70 graus negativos, que é exigência de uma das vacinas, o município fará convênio com as universidades locais.
O município também possui 30 mil seringas em estoque, as quais serão utilizadas na primeira etapa. Foram adquiridas mais 50 mil seringas, as quais serão entregues, até o final deste mês pelo fornecedor.
Fonte: Correio do Povo