Na coletiva de imprensa deste sábado (16), em que a Prefeitura Municipal de Chapecó divulgou o boletim epidemiológico do município, foi também anunciado que Chapecó está participando de uma Pesquisa Nacional sobre os casos de Covid-19.
Segundo as informações, o Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, realiza uma pesquisa que irá medir a prevalência do coronavírus e avaliar a velocidade de expansão da COVID-19 no país. Ao todo são 133 municípios participantes distribuídos por todo o Brasil, incluindo Chapecó.
A pesquisa escolheu os maiores municípios das divisões demográficas do país, de acordo com critérios do IBGE e está dividia em três etapas: Neste primeiro momento os pesquisadores que já estão em Chapecó, coletando testes de pacientes que apresentam ou não sintomas de coronavírus. A segunda etapa será 28 e 29 de maio e a terceira 11 e 12 de junho.
Entenda como funciona
De acordo com a Prefeitura de Chapecó, o município está distribuído pelo Censo do IBGE. Por isso, resultando em 25 distritos “censitários”, e em cada distrito é sorteado 10 famílias, ou seja, ao todo 250 famílias no município de Chapecó por etapa.
A universidade contratou o Ibope – Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística para realizar as pesquisas. Ao chegar nas casas, os pesquisadores se identificam como profissionais desta pesquisa e sorteiam um membro para realizar o teste, através da coleta de uma gota de sangue.
O resultado demora cerca de 15 minutos para estar pronto, enquanto isso, o paciente precisará preencher um formulário. Se o resultado for positivo, o paciente terá acompanhamento como qualquer outro paciente infectado com o vírus.
Ao todo, no final das três etapas, segundo a Prefeitura, 750 pessoas terão sido testadas.
A prefeitura explica ainda, que os intervalos de 15 dias, são necessários para realizar o acompanhamento e o monitoramento.
Fonte: Redação Barriga Verde – com informações da Prefeitura de Chapecó.