O sul do país sempre foi destaque nacional por seu alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A qualidade de vida é um dos fatores que atraem investidores e moradores para as melhores cidades de Santa Catarina.
O Índice de Governança Municipal (IGM), a partir de três dimensões – finanças, gestão e desempenho –, elenca os municípios com as melhores notas no que se refere a governança pública. Um dos grupos abrange as cidades brasileiras acima de 100 mil habitantes e com PIB (per capita) acima de R$ 28 mil. Entre as 50 primeiras, podemos destacar dez cidades catarinenses:
- Jaraguá do Sul
- Brusque
- Joinville
- Blumenau
- Chapecó
- Balneário Camboriú
- Criciúma
- São José
- Itajaí
- Florianópolis
Para estabelecer o ranking de performance municipal, foram analisados entre outros, os seguintes dados:
saúde;
saneamento;
educação;
segurança pública;
meio ambiente;
transparência;
planejamento.
Chapecó
Localizada no oeste catarinense, Chapecó é considerada um grande polo industrial, financeiro e de educação. Também é reconhecida como capital brasileira da agroindústria e do turismo de negócios.
Mesmo bastante longe do litoral (560 km de Florianópolis), a cidade atrai muitas pessoas em busca de novas oportunidades. De acordo com o Ministério do Trabalho, Chapecó está entre as cidades que mais geram emprego. Por isso, também é uma das melhores cidades de Santa Catarina.
Fonte: PROCAVE