O anúncio foi feito no final da manhã desta segunda-feira, 08. A 42ª edição fica para 2021. Restrições impostas pela pandemia da Covid-19 motivaram cancelamento do maior evento germânico do Oeste de Santa Catarina.
A decisão foi conjunta com a comissão organizadora de linha Presidente Becker, ACETI, que organiza o evento na cidade, e governo municipal. Conforme o presidente da ACETI, Associação de Cultura, Esporte e Turismo, Inácio Hammes, a decisão ocorreu após longa análise com as entidades culturais e baseada em decretos do Governo do Estado e também do município.
Segundo Hammes, o cancelamento da Oktoberfest é fundamentado em argumentos que justificam a suspensão de outros eventos no município e também pensando na segurança e bem estar de toda a sociedade.
Confira a nota
A Associação de Cultura, Esporte e Turismo de Itapiranga (ACETI) e a Sociedade de La. Presidente Becker, organizadores da 42ª Oktoberfest, juntamente com a Prefeitura de Itapiranga, apoiadora do evento, nesta segunda-feira (08), em reunião na sede da ACETI, decidiram pelo cancelamento da edição de 2020 da Oktoberfest no município.
A informação foi oficializada pelo presidente da ACETI, Inácio Hammes, pelo presidente da Sociedade de La. Presidente Becker, Anderson Egewarth, pelo coordenador da festa na comunidade, Valdir Schneider e pelo prefeito, Jorge Welter.
Em nota oficial, os organizadores e a apoiadora da Oktoberfest, que seria realizada nos 26 de setembro e 18 de outubro em La. Presidente Becker, e nos dias 09, 10, 11, 12 e 15 de outubro, na cidade, afirmaram que esta é uma medida de prevenção e proteção de toda a sociedade diante da pandemia do coronavírus (Covid-19).
A decisão leva em consideração o decreto estadual de calamidade pública em todo território catarinense, decreto municipal de situação de emergência em virtude da estiagem e as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), relativas à Covid-19.