Fortes rajadas de vento atingiram praticamente todas as regiões de Santa Catarina na tarde desta terça-feira (30), deixando um rastro de estragos e assustando moradores de várias cidades.
O vendaval começou na região Oeste ainda pela manhã e avançou pelo Estado durante a tarde, causado pela formação de um ciclone. Ao menos seis mortes foram registradas, e uma pessoa está desaparecida.
Conforme atualização do Corpo de Bombeiros feita na manhã desta quarta (1º), três pessoas morreram na cidade de Tijucas. As outras três mortes foram registradas nas cidades de Chapecó, Santo Amaro da Imperatriz e Ilhoa.
Uma pessoa segue desaparecida em SC. Em relatório divulgado na noite desta terça, a Defesa Civil de SC confirmou a existência de um desaparecimento em Brusque, no Vale do Itajaí. Ele teria caído de uma ponte pênsil que atravessava durante o vendaval.
As rajadas de vento provocadas pela passagem do ciclone nesta terça chegaram a 134 km por hora. A tempestade atingiu praticamente todas as regiões do Estado. Nesta quarta-feira, novas rajadas de vento seguem sendo registradas em Santa Catarina.
Durante a tarde de terça, o Estado chegou a ter 1,58 milhão de unidades consumidoras sem energia, 49% de todas do Estado, segundo o mapa em tempo real de fornecimento da Celesc. Por volta das 7h30min desta quarta, 700 mil unidades consumidoras continuavam sem energia elétrica.
Estragos pelo Estado
Em Chapecó os ventos chegaram a atingir 108 km/h, derrubando árvores e placas. Uma senhora de 78 anos morreu depois de ser atingida por uma árvore perto do aeroporto da cidade. A Defesa Civil registrou destelhamentos em Descanso, Santa Helena, São Domingos, Jaborá e Xanxerê.
Em Florianópolis o Corpo de Bombeiros foi acionado para ocorrências de queda de árvores no Estreito, Pantanal e Rio Tavares. No Córrego Grande, em frente ao parque municipal, uma árvore caiu em cima de uma van e um carro de passeio. O telhado de prédio foi carregado pelo vento em Jurerê. Árvores caídas bloquearam parcialmente o trânsito na SC-401 e na SC-406.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!
Em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, um homem morreu após ser atingido pela fiação da rede elétrica. Uma árvore havia caído sobre o poste e derrubado os fios. Outra morte ocorreu em Tijucas, no Litoral, em um imóvel com parte da estrutura colapsada.
Em Joaçaba, a força do vendaval derrubou o cajado de Frei Breno, peça que fica junto à Estátua no Monumento, no bairro Flor da Serra.
Fonte: NSC