Produtos como bicarbonato de sódio e vinagre auxiliam na higienização e evitam intoxicações
Os casos de intoxicação por produtos de limpeza já eram comuns antes da pandemia de COVID-19 e agora estão se tornando ainda mais frequentes. Segundo o Centro de Controle de Intoxicações de São Paulo, são aproximadamente 8 mil casos de exposição a substâncias químicas apenas na capital paulista.
Os produtos que mais causam estas reações são o cloro, o amoníaco, os removedores e o hipoclorito de sódio. “O excesso do uso de produtos de limpeza pode causar intoxicação, irritando a mucosa ocular, nasal e até mesmo brônquica.
Também pode desencadear ou agravar doenças alérgicas de pele, como dermatite atópica ou de contato e respiratórias como, rinite e asma”, explica a médica alergologista, Camila Quadros Benatti.
O uso de materiais de limpeza, portanto, deve ser cuidadoso. Mas existem alguns produtos naturais, com excelentes resultados, e que podem reduzir a exposição a substâncias químicas. Eles são baratos, eficientes e seguros e ainda podem ser combinados entre si. Confira:
Bicarbonato de sódio
Super versátil, ele vai da cozinha a lavagem de roupas. Ele é desengordurante, podendo ser usado na pia, no fogão e até nos ralos que estão entupindo (combinado com vinagre e água quente tem maior poder de desentupimento). Também tem ação branqueadora nas roupas, podendo ser acrescido na lavagem. Coloque 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio na máquina de lavar e veja a diferença.
Vinagre de ácool
Contém ácido acético, que inibe crescimento de bactérias e fungos. É indicado para limpar bancadas, armários, paredes e até as camas e caixas de areia dos animais domésticos (só não esqueça de secar bem). Ele também pode ser usado para higienização de verduras e legumes, mas apenas para reduzir a quantidade de agrotóxicos, não eliminar o coronavirus. Ah! Não se preocupe com o cheiro, ele some rapidinho.
Fonte: Bella Mais