TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Destaques Autoridades investigam suspeita de reinfecção de coronavírus em SC

Autoridades investigam suspeita de reinfecção de coronavírus em SC


Uma mulher de Camboriú, no Litoral Norte, testou positivo para Covid-19 em junho e, quase quatro meses depois, novamente teve sintomas e resultado positivo para a doença. O caso é investigado como possível reinfecção, como mostrou o NSC Notícias de quinta-feira (29).

Histórico
A primeira vez que a servidora pública Mari Lúcia Pereira Olegário teve os sintomas da Covid-19 foi em junho. No dia 26, fez o exame PCR, com coleta de secreção do nariz, e deu positivo.

Quase quatro meses depois, voltou a ter os sintomas, ainda mais fortes. Dia 14 de outubro, fez de novo o PCR, que deu positivo mais uma vez. O sobrenome dela está diferente nos dois exames porque em um deles aparece o nome de casada e, no outro, o de solteira.

Por isso, a Secretaria de Saúde de Camboriú e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) só souberam que se tratava da mesma paciente quando foram procurados pela equipe da NSC TV. Agora os órgãos investigam se é um caso de reinfecção.

“Fizemos uma reunião até sobre esse caso e resolvemos levar ao estado, para ser estudado de forma isolada”, disse a diretora da Vigilância em Saúde de Camboriú, Josiane Farias.

A paciente tem 57 anos. Como tem hipertensão e já teve câncer três vezes, é considerada grupo de risco. Ela disse que demorou para conseguir fazer o exame de novo: “Todos os que me atenderam disseram que era impossível. Apenas o primeiro disse que é quase impossível, mas que não é impossível. Fiquei muito triste, até indignada, porque eu poderia ter tido o tratamento mais rápido”.

A Vigilância Epidemiológica do estado disse que há outros dois casos semelhantes em investigação em Santa Catarina. Caso a pessoa esteja apenas com fragmentos do vírus, ou seja, como se tivesse sobrado cepas do vírus no corpo, ela não transmite mais a doença.

“São pedaços do vírus que podem ser detectados a partir dos testes moleculares e também dos testes de antígenos, que podem detectar a presença dessas partículas virais, só que essas partículas não são infectantes. Então é importante a gente separar o que é uma extensão viral prolongada, que não é infectante, do que a gente pode ter detectado realmente uma reinfecção. Por isso investigação de todo o caso é necessária”, explicou o médico infectologista da Dive Fábio Gaudenzi.

A reinfecção só pode ser confirmada depois de uma análise genética das duas amostras coletadas. O primeiro caso de reinfecção pelo coronavírus no mundo foi confirmado no dia 24 de agosto, em Hong Kong. No Brasil, alguns estão em análise. Um deles já teve a confirmação genética, mas ainda não foi publicado em revista científica para que seja reconhecido na área médica.

“O que nós pedimos para todos é que continuem tomando os cuidados de prevenção. Essa sim é a melhor forma de estar evitando a proliferação do vírus”, afirmou a diretora da Vigilância em Saúde de Camboriú.

Fonte:G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob