Diversas entidades se reuniram em um ato de oposição ao governo Bolsonaro e a gestão da pandemia de Covid-19 na manhã deste sábado (03), em Chapecó. A concentração iniciou em frente à Catedral Santo Antônio e reuniu partidos, centrais, sindicatos e movimentos sociais, organizados pelo comitê Oeste da Frente Fora Bolsonaro, que abrange os municípios de Joaçaba a São Miguel do Oeste.
Segundo a coordenadora da Frente Oeste Fora Bolsonaro, Zigue Timm, as principais motivações da manifestação são as mais de 500 mil mortes por Covid-19 registradas no Brasil, os mais de 650 óbitos registrados em Chapecó, vacina para todos, auxílio emergencial de R$ 600,00, alimentação e educação. O ato também foi em oposição ao suposto crime de corrupção na compra de vacinas pelo Governo Federal, o desemprego, as privatizações, a reforma administrativa e o esvaziamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os manifestantes percorreram a Avenida Getúlio Vargas com gritos de “fora Bolsonaro”, “genocida” e em apoio ao ‘superpedido’ de impeachment, protocolado na Câmara dos Deputados na quarta-feira (30). O movimento teve participação de partidos e entidade, como PT, PCdoB, PSB, Psol, CUT, CTB, sindicatos, MST, Juventude Socialista, União Nacional LGBT e Juventude PT. A expectativa da organização é de que cerca de 500 pessoas participaram, além do apoio de pedestres e motoristas que passavam pelo ato.
Novas movimentações estão previstas a nível nacional para o dia 24 de julho. A coordenação da Frente Oeste Fora Bolsonaro confirmou nova atividade de rua para esta data.
Fotos: Fernando Bortoluzzi