Foi daqui que pediram receita de molho branco ou Béchamel?
Molho béchamel ou molho branco (em francês: sauce bechamel; e em inglês: bechamel sauce ou white sauce) é um molho feito com leite e roux – uma técnica muito usada na gastronomia para deixar molhos mais espessos, elaborado com farinha de trigo e manteiga.
É a partir do molho bechamel que a mágica acontece. Pode ser temperado com cebola piqué e noz-moscada ou ser utilizado de base para outros preparos, como molho mornay, molho à la crème, molho soubise e molho cardinal. Mas vamos deixar esses nomes complicados para uma outra ocasião.
Vamos à receita? Ou melhor, vamos às receitas. Afinal, para fazer um molho branco, precisamos primeiro fazer um roux.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!
Roux
Roux é uma mistura cozida preparada com partes iguais de farinha de trigo e uma gordura, que normalmente é a manteiga. Há três tipos de roux que se diferenciam pela coloração e o tempo de cozimento: roux blanc ou branco, roux blond e roux brun.
O roux branco é cozido brevemente, somente para remover o sabor e o aroma da farinha crua. Essa base é usada em preparações nas quais a cor é indesejável, como o molho béchamel.
Líquidos frios ou mornos podem ser adicionados a um roux quente e líquidos quentes podem ser adicionados num roux em temperatura ambiente. A troca de temperatura interfere no resultado da base, ocasionando o famoso “empelotado”. Durante a adição do líquido, mexa vigorosamente com batedor de arame (fuet) ou colher de pau.
Feito isso, finalmente chegamos ao nosso objetivo: o famoso, fácil e saboroso molho bechamel.
Molho Béchamel
Ingredientes:
3 colheres de sopa de farinha de trigo;
3 colheres de sopa de manteiga sem sal;
1 xícara e 1/4 de leite (de preferência integral);
Sal e pimenta a gosto;
Noz-moscada a gosto (opcional);
Modo de preparo:
Em uma panela, aqueça a manteiga até derreter. Adicione toda a farinha e mexa até formar uma pasta de cor clara (o roux). Então, vá adicionando o leite frio aos poucos e mexendo vigorosamente, até que o molho béchamel atinja a textura desejada. Caso o molho não seja utilizado imediatamente, cubra com um plástico filme ou papel manteiga, que deve tocar a superfície do molho.
Agora é só escolher a combinação: frango, massa, legumes… todos ficam maravilhosos com béchamel.
Fonte: Correio do Povo