O Amapá chega ao 10º dia de apagão nesta quinta-feira (12) e os moradores devem ter, a partir das 15h, novos horários de rodízio no fornecimento de energia. A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) prevê mudanças no cronograma de atendimento aos bairros: com eletricidade em turnos de 3 em 3 horas ou de 4 em 4 horas – anteriormente os turnos eram de 6 horas.
A distribuidora estatal informou que vai anunciar o novo cronograma ainda nesta manhã, mas não o divulgou até a ultima atualização desta reportagem. Moradores reclamam da falta de informação.
A crise no abastecimento de energia atingiu, na noite do dia 3 de novembro, 13 dos 16 municípios do Amapá. O serviço foi interrompido após um incêndio atingir a principal subestação do estado. Os habitantes ficaram totalmente sem eletricidade até sábado (7), quando começou o rodízio.
Na quarta-feira (11), segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), 80% do estado passou a receber a energia, mas os moradores reclamam de falhas no atendimento nos horários previstos pelo governo.
Apesar das reclamações do não cumprimento do cronograma de rodízio, nesta quinta-feira alguns moradores de bairros da Zona Sul e também da Zona Norte relatam que têm energia em casa desde a quarta-feira, e não sofreram interrupção no fornecimento.
Os problemas com a falta de energia levaram o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a adiar o 1º turno em Macapá, que não vai mais acontecer no domingo (15). O pedido partiu do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que concluiu que não há segurança para realizar as eleições na capital. O ministro do Supremo, Luís Roberto Barroso, acolheu a consideração do tribunal, que ‘descreve cenário de desordem e violência, no qual o efetivo da Polícia Militar não se mostra suficiente’ na capital.
Fonte: G1