Confira o resumo de todas as medidas e ações ligadas ao coronavírus que foram tomadas no últimos dias em Chapecó:
“Estamos em colapso” essa foi a fala do prefeito João Rodrigues no domingo (14), enquanto 23 pacientes aguardavam leitos. Sem um número de profissionais para atender toda a demanda, os hospitais de Chapecó estão superlotados e sem leitos. Mais de 120 pacientes precisaram ser transferidos para outras cidades.
O pico que tanto se falou em 2020, chegou. Na última semana, entre os dias 10 e 17 de fevereiro, foram confirmados 1.391 casos e 19 mortes.
Há muitas incertezas sobre o crescimento repentino de casos. No entanto, não se descarta a possibilidade da nova variante estar por trás do aumento.
Governos municipal, estadual e federal buscam soluções para conter o vírus no município. O presidente Jair Bolsonaro disse ao prefeito João Rodrigues que tudo o que Chapecó precisar o Ministério da Saúde irá providenciar.
Durante a segunda-feira (15), o Secretário da Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, esteve em reunião com a prefeitura e também com a direção técnica do Hospital Regional do Oeste. Um Gabinete de Crise foi montado na cidade. “O objetivo é a abertura de novos leitos de UTI e enfermarias”, disse o prefeito João Rodrigues.
> Governador anuncia 34 leitos de UTI e prefeito pede 100 mil vacinas ao Governo Federal
Conforme o prefeito, não há pretensão de lockdown “Não é pretensão nossa fazer lockdown e fechar tudo, nós não vamos fechar”.
O governador Carlos Moisés esteve durante a tarde desta terça no município. Um Centro de Operações Integrado, foi montado na Defesa Civil, de lá sairão todas as ações de enfrentamento da Covid-19.
Aulas
Na sexta-feira um decreto surpreendeu a todos, por recomendação do Ministério Público, as aulas presenciais foram suspensas por tempo indeterminado. No entanto, nesta segunda-feira (15), o decreto foi editado, e uma nova data de retorno para as aulas foi estabelecida. Dia 01 de março, as escolas poderão retornar com aulas presenciais.
>Aulas presenciais devem voltar em março, diz Prefeitura
Bares e Igrejas
Um decreto no sábado suspendeu por uma semana cultos presenciais, bares, cinemas e teatros. O que causou um alvoroço em redes sociais. Assim como a suspenção das aulas, o fechamento desses locais é uma recomendação do Ministério Público.
Os restaurantes podem funcionar, mas respeitando o distanciamento e até às 22h apenas.
Quem descumprir as regras poderá pagar uma multa que pode chegar a R$ 150 mil ou perder o alvará de funcionamento de forma definitiva.
>Novo decreto fecha bares, igrejas e cinemas em Chapecó
Flexibilização dos empresários
Durante o dia, a Prefeitura enviou um ofício às entidades empresariais do município solicitando que orientem os associados a flexibilizarem o horário dos pais ou responsáveis por crianças em idade escolar.
A prefeitura pede ainda a colaboração de todos para o enfrentamento da pandemia.
>SICOM orienta sobre a flexibilização do horário de trabalho para os pais
Vacinação
A vacina ainda está sendo aplicada em pessoas do grupo de risco. Idosos com mais de 87 anos podem ser vacinados em “drive-thru”, no Centro de Eventos.
Os idosos devem levar documento de identificação e guardar o comprovante para que seja aplicado a segunda dose. Até agora mais de 330 idosos com mais de 90 anos foram imunizados.
>Estado busca reforçar vacinação contra a covid no Oeste e outras regiões
Unidades de Saúde
As unidades de saúde, devem funcionar durante as manhãs para atendimento do público de forma geral. Durante às tardes, os atendimentos são direcionados para quem tem sintomas respiratórios com suspeita de Covid-19. A medida visa diminuir as filas nos Ambulatórios Covid.
>Chapecó: Unidades de Saúde passam a atender Covid à tarde
Fonte: Barriga Verde Notícias
O conteúdo produzido pela redação deste portal pode ser compartilhado, desde que seja creditado da seguinte maneira: Fonte: Barriga Verde Notícias e linkado o site.