TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Notícias Tecnologia Acelerador de partículas brasileiro revela imagens do novo coronavírus

Acelerador de partículas brasileiro revela imagens do novo coronavírus

Foram apresentadas neste sábado (11) as primeiras imagens produzidas pelo novo Sirius, o maior acelerador de particulas do Brasil e um dos mais avançados do mundo.

O equipamento foi utilizado para radiografar proteínas do novo coronavírus, com a produção de imagens que podem ajudar no combate à doença.

A expectativa é que a ferramenta seja utilizada por pesquisadores que buscam entender o comportamento de componentes da matéria. No caso do vírus, as radiografias poderão ajudar a produzir um medicamento que iniba e combata a reprodução da Covid-19 no corpo do paciente.

O trabalho é conduzido por pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), que observaram cristais de uma proteína que faz parte do processo de replicação vírus SARS-CoV-2 dentro do organismo infectado.

A amostra analisada foi produzida no LNBio (Laboratório Nacional de Biociências), que também fica no CNPEM, assim como o acelerador Sirius.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!

Experimento

O cristal microscópico tem a espessura de um fio de cabelo e sua estrutura é basicamente composta pela proteína do vírus e por água. Por meio de vários processos de purificação e cristalização, a substância forma o minúsculo cristal de proteína.

A estrutura tridimensional é submetida a raios de luz em diversas direções e angulos para coletar como é a estrutura, a interação molecular e até mesmo o posicionamento de cada átomo. O raio-X garante detalhes da molécula investigada.

Com o desenho da proteína é possível desenvolver remédios que podem parar a infecção. Essa técnica foi utilizada para produzir coqueteis eficazes contra o vírus HIV e está pode ser uma esperança na corrida por um medicamento contra o novo coronavírus.

Por isso, o CNPEM comemorou o sucesso do experimento. A intenção é permitir que pesquisadores do mundo inteiro possam utilizar a ferramenta, por meio de uma seleção, um processo seletivo em que uma banca avaliará os projetos. Neste primeiro momento, serão priorizados estudos que tenham relação com o combate à Covid-19.

Sirius

Localizado em Campinas, interior de São Paulo, o novo acelerador de eletrons, do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM) foi projetado por brasileiros a um custo de 1,8 bilhões de reais que foi financiado por empresas privadas nacionais e pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

Com o diametro de 235 metros, o Sirius foi apelidado de “Maracanã da Ciência”. A maioria da tecnologia é nacional e deve ser usada em estudos de diversas areas, como meio ambiente, energia e saúde.

Ao todo o projeto Sirius terá 38 linhas de luz — a que a registrou o “desenho” do novo coronavírus é apenas uma delas. Atualmente o acelerador trabalha com apenas 5% de sua capacidade. Na proxima etapa vai ser possível ver o novo coronavírus em 3D.

Com o experimento de hoje, pesquisadores do mundo todo poderão utilizar o equipamento para testar suas teorias. De acordo com o CNPEM a escolha por usar a proteína do vírus é pela urgência em se encontrar uma solução para a pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob