Nas leituras diárias peguei-me lendo algo referente aos aviões. Os dois pontos mais importantes em uma viagem de avião, é o momento da sua decolagem, que requer cuidado e habilidade, após isso, caso não ocorram turbulências o voo se torna harmônico, mas no momento da sua chegada ao destino, requer ainda mais cuidado para que o pouso seja exitoso.
Vendo isso, fez-me refletir sobre o vôo das nossas vidas. Com base nisso, trago a seguinte pergunta. Qual é o Destino da sua vida? Para podermos chegar a um destino em aplicativos de GPS, por exemplo, se faz necessário que saibamos qual é o nosso destino, para onde queremos ir! Em nossa vida é da mesma forma!
Você caro leitor, já sabe qual é o seu destino? Epicteto foi um sábio romano, escravo e analfabeto, porém se fez na história por seus pensamentos fortes, e um desses pensamentos fortes foi que “Metade da Vida é constituídapor situações que passaram pela sua cabeça, que foram vividas na sua mente, desejadas, sonhadas em sua imaginação, e por terem sido desejadas, a maioria torna-se realidade, você automaticamente faz um movimento do seu desejo, e que através desse movimento você chega à conquista, através de sua busca, como recompensa então a realização do seu sonho.
Realização… talvez possamos dizer que realização é a Felicidade a qual buscamos, e a felicidade talvez ousasse definir como “momento vivido com intensidade e plenitude emocional em que você gostaria que ele durasse por um tempo determinado maior”.
Mas a segunda Metade da vida, essa é vivida com muita intensidade também, e ela interfere na nossa felicidade tanto quanto a primeira, ela é constituída por momentos que não foram imaginados, não pedimos a Deus que ocorresse, tão pouco estamos preparados emocionalmente para viver essa segunda metade, dentre essas situações, algumas são surpresas boas, mas na esmagadora maioria não.
Como por exemplo perder um ente querido, que fora acometido subitamente por uma patologia incurável, subtraído de seu convívio familiar rapidamente, um acidente, uma falência. Essa é a segunda metade, ao qual você não planeja, não espera, não se prepara porém ela acontece, e você precisa também passar por isso, e de cabeça erguida, para não entregar-se as mazelas escuras que ela trás consigo.
Então o que observamos, é que nenhuma sabedoria ou gestão do tempo pode garantir felicidade o tempo todo. Sendo assim, preciso concluir que a felicidade requer dois fatores: Inteligência e SORTE! A vida não é só ser senhor de si mesmo e nem um “deixara vida me levar” A Vida, é uma mistura de sonhos e infortunios! Um pouco ela depende de nós, e outro tanto não, mas na maioria das vezes ela está amarrada entre as metades do que queremos e do que não imaginamos.
Volto a trazer a leitura da viagem de avião. A vida é como um voo de avião, mesmo quando sabemos o destino de nossas vidas a qual queremos, écomo se fosse de um aeroporto da vida onde saímos em direção ao destino pretendido, sabemos de fato para onde queremos ir. Mas ai entra o, porém!Não temos certeza de como será a nossa viagem, quais as surpresas que a vida nos dará no meio dessa viagem.
Sendo assim, podemos pegar caminhos nebulosos, turbulências, que nos impedem de pousar em nosso destino, e retornamos ao inicio de nosso percurso, dedicando-se tudo novamente em cima do destino que queremos ir. Ou então, nesse caminho pegamos turbulências, estas que nos fazem passar medo, solidão e dor, porém, após isso chegamos em nosso destino.
Mas ainda existe uma terceira via, que é a onde seguimos uma viagem seja ela calma, tranquila ou turbulenta, que podemos nunca chegar em nosso destino pretendido, seja por uma queda ou uma perca repentina. Tudo isso faz parte da vida que depende e não depende de nós, pois simplesmente acontece.
Ou seja, a sua escolha que depende de você, esta amarrada a uma situação que pode acontecer e que você não pode controlar. Por isso, sejamos maduros, para entender que na vida nem tudo será felicidade, e que nem tudo depende nós.
Nossa vida fica mais leve, mais eficaz quando entendemos isso e aceitamos que a vida não é igual para todos, e que devemos tirar o melhor proveito dos bons momentos, e onde pudermos transformar e ser agentes de mudança dos momentos mais simples a torna-los em momentos Extraordinários, e isso sim, depende de VOCÊ!
Aproveite as oportunidades para ser feliz, seja feliz! Mas esteja preparado as dores da vida!
Acredite, Ambas passam!
Andrei Junior Zamoner
Palestrante, Escritor da Obra “A esperança da Dor”
Especialista em PNL e Desenvolvimento Humano na Gestão Comercial de Empresas.