As regiões do Oeste, Alto Uruguai e Xanxerê reduziram o nível nos indicadores de gravíssimo para grave, conforme dados anunciados pelo governo de Santa Catarina na última quarta-feira (5). Além dessas regiões, a Grande Florianópolis e o Planalto Norte também reduziram a classificação.
Apesar disso, as restrições do transporte coletivo urbano seguem até a próxima semana, conforme decretos assinados pelos prefeitos no mês passado. Em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, a retomada do transporte de passageiros na área urbana vai acontecer somente na segunda-feira (10).
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!
Na região da Amauc (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense), conforme o presidente e prefeito de Ipira, Emerson Reichert, na última assembleia entre prefeitos ficou acertado que novas medidas seriam aplicadas entre 3 de agosto e 7 de setembro.
O prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, confirmou a retomada do transporte coletivo urbano na próxima semana. “Diante disso [mudança de classificação de risco], retomaremos o transporte coletivo com a capacidade de ocupação de 50%”, disse.
Atendimento restrito à agroindústria
Em Seara, porém, ocorrerá apenas o fretamento de trabalhadores para uma agroindústria, mas a retomada do transporte para a população em geral ainda não foi confirmada.
Na região da Amai (Associação dos Municípios do Alto Irani), o presidente e prefeito de Ouro Verde, Amélio Remor Junior salientou que novas definições serão averiguadas em assembleia com os prefeitos na próxima terça-feira (11).
Em Xanxerê não há previsão de retomada do transporte coletivo urbano. Já o transporte interestadual será reativado a partir da próxima segunda-feira (10).
Fonte: ND+