Na entrevista coletiva da Prefeitura de Chapecó, realizada na manhã desta quarta-feira, 15, além de atualizar os números dos casos de coronavírus no município, e apontar que as aulas presenciais seguem suspensas, foi apresentado os resultados de estudo que está sendo realizado para testar a Soroprevalência do novo coronavírus em Chapecó.
Essa pesquisa científica em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e os cursos de medicina da UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul) e Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó), busca realizar testes para detectar os anticorpos contra o coronavírus, em pessoas cadastradas nos Centros de Saúde da Família e que foram sorteadas para participar.
A primeira fase da testagem foi produzida na última semana de junho e na primeira semana de julho, para verificar a incidência da infecção do novo coronavírus no município.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!
Os resultados apresentados, correspondem à amostra distribuída à população cadastrada nos 26 Centros de Saúde da Família, com 95% de confiança e margem de erro de 5%, para identificar duas variáveis, sexo e faixa etária.
Participaram do primeiro estudo, cerca de 391 pessoas que foram testadas, destes, 9 casos positivos e 382 testaram negativo para à Covid-19.
Ao todo, se identificou a taxa de incidência de 2,30% da amostra que já apresentou Soroprevalência para a Covid-19. Em números, o total é de 5.119 pessoas, uma estimativa em função da incidência de 2,30% com margem de erro de 5%.
Desse modo, o total de pessoas que já tiveram o contato com o Covid-19, varia entre 4.863 e 5.375 pessoas.
Já em relação à faixa etária, nota-se a concentração de infecção entre 15 e 59 anos, com baixa incidência em crianças e na população acima de 60 anos.
O Prefeito de Chapecó, foi enfático para comentar sobre a importância da pesquisa para compreender a situação epidemiológica do município.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!
“Nós teríamos hoje, segundo essa pesquisa, em torno de 5 mil pessoas que já tiveram ou estão em contato com o vírus. Isso demonstra pouco mais de 2% de pessoas infectadas ou que já foram infectadas. Com uma população de 220 mil pessoas, apenas 5 mil já tiveram contato, no mínimo, 215 mil pessoas ainda não tiveram o Covid-19”, afirma.
A pesquisa continuará sendo realizada e cerca 2,3 mil moradores de Chapecó serão testados.
Fonte: Barriga Verde Notícias
O conteúdo produzido pela redação deste portal pode ser compartilhado, desde que seja creditado da seguinte maneira: Fonte: Barriga Verde Notícias e linkado o site.