Neste domingo, 12, em Chapecó, ocorreu uma carreata Antifascista no bairro Efapi. A mobilização é o terceiro ato de rua realizado pelo movimento “Chapecó Antifascista”, que até então, realizava ações apenas no centro da cidade.
O ato deste domingo foi em forma de carreata que começou no loteamento Jardins Lunardi e circulou pelas ruas do bairro Efapi.
Segundo Jailson Jean Kuszkowski, integrante da comissão de comunicação do movimento Chapecó Antifascista, a carreata realizada busca levantar voz contra o governo do atual presidente, Jair Messias Bolsonaro e as medidas e posturas tomadas por ele.
“Temos um governo genocida, que além de não preservar a vida dos brasileiros, não protege os empregos, não garante a renda aos milhões de desempregados, nem as condições para que os empresários possam continuar pagando os salários. É por causa da ausência dessas medidas que os trabalhadores estão sendo obrigados a sair de casa todos os dias, contaminando a si mesmos e suas famílias”, afirma.
Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!
Jailson comenta ainda, que o Brasil é o segundo país do mundo com mais casos e mortes por Covid-19, atrás apenas dos EUA, com isso, é preciso agir. “Mais do que nunca temos a convicção de que o Governo Bolsonaro é sim fascista, um governo que não dá a mínima se a classe trabalhadora, formada em sua maioria pela população negra, não tem como se proteger na pandemia porque precisa trabalhar no dia seguinte”, salienta.
Por fim, Jailson comenta que a ação está estruturada em cinco eixos: em defesa da democracia, em defesa da vida, em defesa dos empregos e da renda, contra o racismo estrutural e pela garantia de direitos às mulheres.
“Por este último ato ter sido realizado em um bairro afastado do centro, a experiência foi diferenciada. Foi gratificante ver as pessoas nas casas e nas ruas dando apoio ao movimento. Esse apoio demonstra que o povo se sente enganado e vê diariamente seus direitos se esvairem e sua condição de vida se deteriorar”, conclui.
Confira alguns registros de Leonardo Santos:
Fonte: Barriga Verde Notícia
O conteúdo produzido pela redação deste portal pode ser compartilhado, desde que seja creditado da seguinte maneira: Fonte: Barriga Verde Notícias e linkado o site.