TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Destaques Tornados podem ter passado por SC junto com ciclone

Tornados podem ter passado por SC junto com ciclone

Ao menos quatro tornados podem ter passado por Santa Catarina na última terça-feira (30) junto com o ciclone bomba, fenômeno que devastou cidades, provocou nove mortes e deixou 1,5 milhão de consumidores sem energia elétrica no Estado.

A hipótese foi levantada pelo meteorologista Leandro Puchalski, que analisou imagens do vendaval e esteve, nesta sexta-feira (3), em uma área onde pode ter ocorrido a formação de um tornado, em Florianópolis. O meteorologista falou sobre o assunto durante live comandada pelo colunista da NSC Leo Coelho.

Clique aqui e receba notícias de Chapecó e Região pelo WhatsApp!

Segundo Puchalski, o “funil” que sai da base da nuvem e toca o solo, com ventos rotacionais e muito fortes no seu interior, pode ter se formado na região do Cacupé, no Norte da Ilha de Santa Catarina, no momento em que o temporal chegou ao Estado. O meteorologista levantou a hipótes após analisar os estragos causados na comunidade.

– Quando você não presencia o fato, em si, você consegue identificar o que pode ter acontecido, através dos tipos de estragos. E o que eu vi lá (no Cacupé) é algo muito próximo do que um tornado é capaz de provocar. Então dentro daquela linha de instabilidade, naquela pequena região, pode ter tido um tornado – explica.

Além do Cacupé, outros três tornados, ao menos, podem ter se formado em Santa Catarina, simultaneamente, e em diferentes regiões. Ainda em Florianópolis, em Canajurê, o telhado de um prédio foi arrancado com a força do vento. O destelhamento, como ocorreu, também pode ser consequência de tornado, conforme o meteorologista, porque se nota que as telhas foram “sugadas”.

No município de Rio do Sul, no Vale do Itajaí e em Papanduva, no Planalto Norte, outros dois tornados podem ter sido responsáveis pelos estragos, ainda segundo Puchalski.

– Não estou dizendo que foi, teria que se aprofundar, pegar dados, radar meteorológico para ver, mas há um indicativo de tornado – explica.

 

Ciclone afeta todo Estado

A passagem do ciclone extratropical registrou ventos de até 134 Km/h. A tempestade atingiu praticamente todas as regiões do Estado. Na quarta-feira, novas rajadas de vento foram registradas até o início da tarde em Santa Catarina. Os estragos foram tão grandes, que o governo de Santa Catarina decretou estado de calamidade pública.

A decisão foi anunciada pelo secretário João Batista Júnior, da Defesa Civil, em entrevista na manhã desta quinta-feira (2) ao Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV.

As ocorrências começaram a ser registradas no início da tarde de terça-feira, no Oeste catarinense, e avançaram para o litoral.

O ciclone, que é composto por uma área de baixa pressão, começou a se formar no norte da Argentina se deslocou em direção ao leste. A área de baixa pressão que cruzou os estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul ganhou forma de ciclone somente ao chegar sobre o oceano, no litoral gaúcho, durante a madrugada desta quarta-feira (30).

Além do ciclone, a frente fria que estava no Estado também gerou temporais. Foi a junção de ambas as condições de tempo que fez com que o estrago fosse maior.

 

Fonte: NSC

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob