TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Notícias Economia Bancos ressaltam união do setor diante da pandemia do novo coronavírus

Bancos ressaltam união do setor diante da pandemia do novo coronavírus

Representantes dos principais bancos do país começaram a debater nesta terça-feira (23) os impactos da pandemia do novo coronavírus na economia. Na 30ª edição do Ciab, congresso de tecnologia do setor financeiro organizado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), a avaliação comum é da união do setor no contexto da crise de saúde.

Realizado de forma online, o primeiro painel do evento teve a presença de Candido Bracher, presidente do Itaú Unibanco; Octavio de Lazari Junior, diretor-presidente do Bradesco; Pedro Duarte Guimarães, presidente da Caixa; Sérgio Rial, presidente do Santander Brasil; e Roberto Sallouti, presidente do BTG Pactual.

O presidente da Febraban, Isaac Sidney ressaltou as doações feitas pelas instituições financeiras. “O setor bancário já doou mais de R$ 2 bilhões. Deu o tom e o tamanho das doações, chamando todo o setor privado a criar rede espontânea de solidariedade. Demandas e necessidades são tamanhas que não conseguem ser atendidas por um único setor, mas pela sociedade como um todo e não nos esqueçamos, pelo estado”, disse.

Bracher destacou que tanto o Itaú como os demais bancos, desde o primeiro momento zelaram pela liquidez e pela solidez das instituições. “O fato de a população, em nenhum momento, ter sentido insegurança em relação à sua poupança é um elemento de tranquilidade que não está presente em muitas crises”, afirmou.

“Logo em seguida, o que fizemos, foi cuidar das nossas pessoas. Se você proteger suas pessoas, eliminar fatores de insegurança, todos ficam mais dispostos a prestar o auxílio ao público”, disse, em relação as medidas preventivas como colocar mais de 50 mil funcionários em home office.

Já Lazari Junior destacou que nessa crise, ao contrário de outras – como a de 2008 – os bancos não foram parte do problema, mas sim das soluções necessárias para enfrentar o momento de turbulência.

“Os bancos, muito longe de serem responsáveis por tudo que aconteceu [nesta crise], são parte importante da solução que foi feita até agora e do que, certamente, faremos pra frente”, afirmou.

Ele citou a abertura de novas linhas de crédito, para girar a economia do país e buscar a recuperação das empresas como uma das próximas etapas.

Para o presidente da Caixa, o mais importante em relação ao setor que foi amplificado pela pandemia de Covid-19 foi a união, a despeito da competição natural e necessária entre as instituições.

“O que acho importante no sistema financeiro brasileiro é essa união. Existe competição, que é fundamental. Mas existe sempre a ajuda. O sistema brasileiro não seria tão sólido, não seria tão forte, não seria tão tecnologicamente avançado se você não tivesse essa troca”, destacou.

Ele disse também que o programa de Auxílio Emergencial pago pelo governo só foi possível graças a parceria com as outras 52 instituições financeiras do país.

Rial, do Santander, afirmou que a crise econômica causada pela pandemia mostrou a necessidade de, num futuro próximo, as instituições aumentarem os cuidados e as oportunidades para os autônomos.

“A partir de agora, vai ser importante cuidar de uma população enorme que se torna autônoma. O que é cuidar do autônomo? É dar todas condições de poder acessar o sistema financeiro. Desde o capital de giro, mas também à inclusão digital para que essa pessoa possa navegar os próximos meses”, exemplificou.

Ele também afirmou que pontos como inclusão digital para pequenas e média empresas, a ampliação da competição no setor imobiliário, a chegada do Pix e do OpenBanking, o desenvolvimento do mercado de capitais e a retomada de investimentos em infraestrutura serão fundamentais.

Para finalizar a primeira parte do evento, Sallouti disse que os bancos deram um exemplo de solidariedade. “Foi o setor que mais doou nessa pandemia, mas mais importante, todos colocaram sua capacidade de execução a favor da sociedade. (…) para que tudo que foi doado fosse o mais rápido possível para ajudar a sociedade.”

Fonte: CNN Brasil

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob