Ferramentas digitais para otimizar o trabalho remoto em tempos de crise
Olá, pessoal, me chamo José Eduardo Venson e será um prazer conversar com vocês sobre tecnologia, saúde e organização financeira. Sou natural da Valdomeira, comunidade localizada no interior do sudoeste do Paraná. Me formei em Ciência da Computação pela UFFS período em que morei 4 anos em Chapecó.
Após isso fiz meu mestrado na UFRGS em Porto Alegre e desde sempre faço pesquisa de tecnologia na área da saúde. Atualmente trabalho como Diretor de Tecnologia do grupo de medicina diagnóstica Cura, que possui mais de 25 unidades espalhadas pelo Brasil e executa 2 milhões de exames de imagem e laboratório por ano.
Sou fundador da Iara Health – startup de inteligência para radiologia e parceiro na Animati empresa que desenvolve tecnologia para saúde. Agradeço o convite do meu amigo Junior Kloh para compartilhar conteúdo aqui nesse portal.
A Covid 19 acelerou em anos a transformação digital de maioria das empresas, consequência disso são restaurantes adotando plataformas de delivery, reuniões de trabalho virtuais e adoção em massa de home office.
Neste artigo, vou falar sobre ferramentas digitais para otimizar nossa produtividade trabalhando de casa. Já adianto que vou ser tendencioso para plataformas de algumas empresas que tenho preferência, como o Google, mas sem conflitos de interesses.
Começo falando do bom e velho e-mail, cada vez menos usado nos dias atuais, porém ainda muito importante em ambientes corporativos. A dica aqui é não misturar e-mails pessoais com corporativos, e focar em plataformas web como Gmail.
Esqueça plataformas como Outlook que exigem instalação de softwares, backups entre outros que dificultam o acesso remoto. Se você ainda tem um e-mail Yahoo, já passou da hora de se atualizar!
Ao criar um conta no Gmail, você tem acesso a todos os produtos da plataforma Gsuite como Google Keep, Agenda, Drive e o mais famoso do momento o Google Meet.
O Google Drive te dá acesso a todas as ferramentas para edição de texto, planilhas e apresentações, com as vantagens de não necessitar de instalação de programas e o salvamento é automático na nuvem sem limite de armazenamento.
Essas ferramentas são ideias para o trabalho colaborativo, no qual várias pessoas podem escrever e revisar um documento ou apresentação ao mesmo tempo cada um do seu computador.
Por exemplo, nesse momento estou usando o Google Docs para escrever esse artigo e aqui mesmo o editor já irá comentar e fazer revisões do texto. Ao menos que você seja um usuário muito exigente, não há motivos para pagar o famoso pacote Office da Microsoft.
Além dos produtos clássicos, a menina dos olhos do momento é o Google Meet para as famosas reuniões online de trabalho ou mesmo encontros de família e amigos. A Microsoft que por anos investiu no Skype, parece que perdeu o grande momento das reuniões virtuais, ficando de fora dessa festa. Seu produto mais recente chamado Teams, nem é conhecido pela maioria dos usuários.
Mas, sem dúvida a empresa que mais surfou essa onda é a americana Zoom, que atualmente tem mais valor de mercado do que todas as companhias aéreas americanas juntas.
Eu, em particular não gosto da plataforma e vou listar aqui meus motivos. O primeiro é a necessidade de instalar um software para as reuniões, e o segundo e mais importante é a privacidade. Parece que a empresa americana colocou um pouco os pés pelas mãos e não se preocupou muito com a segurança e privacidade de informação da plataforma.
Depois de duras críticas pelas comunidade, enfim anunciou mudanças drásticas em sua plataforma, porém algoritmos já conhecidos como criptografia de ponta a ponta só estão disponíveis na sua versão paga.
Então minha sugestão aos leitores não poderia ser outra se não o Google Meet. A plataforma da Google é estável, suporta até 250 usuários na versão gratuita e é totalmente Web.
Para o ambiente corporativo possui integração nativa com Google Agenda e Gmail, assim dá para mandar aquele convite bonito de reunião à todos os envolvidos com o link da call deixando todo mundo com a agenda organizada.
Conheci a ferramenta há um ano fazendo reuniões com engenheiros da própria Google, e de lá para cá não usei outra coisa, tendo um impacto muito significativo na minha produtividade e trabalho remoto. Hoje por exemplo temos pessoas trabalhando em nossa startup Iara em 5 cidades diferentes e mesmo assim facilmente conectamos a galera de Chapecó, São Paulo, Floripa e Porto Alegre para um bate papo. A Frase abaixo sem dúvidas está sempre presente 🙂
Bom pessoal, para não me alongar muito nesse primeiro texto, minhas dicas de sugestão ficam por aqui. Por fim e quase que essencial, vou lembrá-los de usar o Whatsapp Web, que é indispensável para dar agilidade as conversas do Whatsapp diretamente no PC.
Existem uma série de outras ferramentas digitais que uso para organização do mundo digital, desde criação de tarefa e projetos até planejamento financeiro, mas isso é papo para um próximo artigo.
MSc José Eduardo Venson
Crio tecnologia para medicina diagnóstica