Coluna: Agroflorestais
O projeto BIENENGARTEN surge com o objetivo de conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância e os benefícios dos serviços ecossistêmicos proporcionados pelas nossas abelhas nativas sem ferrão.
Uma vez que elas não tem ferrão, elas se tornam de fácil manejo, podendo serem colocadas em ambientes públicos ou nos próprios jardins de casa.
O projeto Bienengarten começa a trabalhar com 7 espécies de abelhas sem ferrão (Jataí, Manduri Preta, Iraí, Mandaçaia, Guaraipo, Mirin Emerina e Manduri Rajada) na Praça da Matriz de São João do Oeste, se torna assim um projeto pioneiro no segmento no estado de Santa Catarina.
Eesse projeto está sendo desenvolvido pelo Departamento de Turismo do município de São João do Oeste em parceria com o ASAs – Albring Sistemas Agroflorestais.
Uma vez que essas abelhas são responsáveis pela polinização de mais de 70% das plantas do nosso bioma, elas se tornam uma peça fundamental nos ciclos de vida do planeta. Porém estão altamente ameaçadas de extinção pelo alto uso de agrotóxicos, destruição dos seus hábitats naturais e pela extração predatória dos enxames.
No projeto BIENENGARTEN vamos trabalhar principalmente a educação ambiental, envolvendo os colégios, agricultores e pessoas da cidade, dando cursos, capacitações e consequentemente fomentando o turismo sustentável no município.
Vamos fazer também um levantamento das abelhas que habitavam a nossa região, mostrar a importância delas na polinização de culturas agronômicas,fazer um levantamento dos agrotóxicos usados no município e fazer todo um trabalho de paisagismo na cidade plantando flores e árvores frutíferas.
Claudinei J. Albring
Proprietário das ASAs – Albring Sistemas Agroflorestais