O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) enviado para resgatar brasileiros que estavam na Ucrânia chegou ao Recife às 6h42 desta quinta-feira (10). O KC-390 Millennium partiu da Polônia na quarta-feira (9) e, depois da parada na capital pernambucana, segue para Brasília.
Além dessa aeronave, chegou também a Pernambuco um avião Legacy, que faz parte da Operação Repatriação e trouxe parte dos refugiados. Eles pousaram na Base Aérea do Recife, na Zona Sul da capital pernambucana.
Segundo a FAB, vieram para o Recife 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano. A Força Aérea também disse que embarcaram 14 crianças, mas não especificou se elas fazem parte do total de pessoas mencionado nas nacionalidades. Também vieram oito cães e dois gatos.
A Operação Repatriação é realizada de forma integrada pelo Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Saúde.
O KC-390 e o Legacy, depois de deixarem a Polônia, fizeram escalas em Lisboa e Cabo Verde. Essa segunda aeronave foi cedida pelo governo federal para transportar uma grávida e duas famílias com crianças de colo, por ser mais confortável, mas a maior parte dos repatriados veio no cargueiro.
A previsão é que todos cheguem ao meio-dia desta quinta-feira à Base Aérea de Brasília, onde deve acontecer uma cerimônia de recepção.
O KC-390 Millennium é mesma aeronave passou pela capital pernambucana na ida para a Europa, em uma parada estratégica. Além de resgatar brasileiros, a missão incluiu o transporte de ajuda humanitária para a Ucrânia.
No KC-390, foram levadas à Ucrânia 11,6 toneladas de medicamentos para atendimento emergencial, alimentos e itens de necessidade básica com tecnologia para funcionamento autônomo – utilizados em locais sem recursos e em situações extremas, como guerras e conflitos.
Confira a carga:
- 50 purificadores de água, de tecnologia e fabricação nacionais (com capacidade combinada para purificar cerca de 300 mil litros de água por dia);
- 50 kits voltaicos com painel solar para abastecer o equipamento de energia de forma autônoma;
- 10 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo (400 mil refeições);
- 5 kits de medicamentos para emergências médicas, oriundos dos estoques públicos administrados pelo Ministério da Saúde, sem comprometer o abastecimento nacional.
Fonte: G1/NSC