O Concurso Brasileiro de Cervejas elegeu duas cervejas catarinenses como as melhores do país em 2022. O primeiro lugar ficou com a Cerveja Blumenau, no Vale do Itajaí e o segundo com a Cervejaria Unika de Rancho Queimado, na Grande Florianópolis.
O estilo preferido é Grodziskie, que chegou quase a ser extinto, e é feito com malte de trigo defumado no carvalho, baixo teor alcoólico e alta carbonatação. Logo atrás, figurou a Catharina Sour, com caju e pitanga. Ambos os estilos foram avaliados por um seleto corpo de jurados e se destacaram entre os mais de 3,5 mil inscritos. O resultado foi celebrado na noite desta terça-feira (8).
Na terceira posição ficou o rótulo B7, estilo Experimental India Pale Ale, da Cervejaria Bragantina, de São Paulo. O concurso ocorre anualmente em Blumenau e premia as melhores cervejas e cervejarias do Brasil em múltiplas categorias.
Blumenau tem ouro em mais dois estilos
Além de conquistar o “Best of Show”, a Cerveja Blumenau também foi ouro nos estilos Strong Ale e Brown Ale; prata em Other Strong Ale or Lager, Field Beer e Specialty Beer; e bronze na categoria Historical Beer.
A única representante catarinense na premiação de Melhor Cervejaria, a Cerveja Blumenau também foi considerada a segunda melhor cervejaria do país em 2022, atrás apenas da Além Bier, do Rio Grande do Sul.
Concurso de 2022
Na edição do Concurso Brasileiro de Cervejas neste ano, 3.635 rótulos foram inscritos por 587 cervejarias do Brasil. Isso corresponde a um aumento de 15% e 26%, respectivamente, em relação ao evento de 2021. A India Pale Ale (IPA) foi novamente o estilo com mais inscrições, 211 ao todo, seguida pelo American Pale Ale (125) e pela brasileira Catharina Sour (117).
Todos os estilos foram avaliados entre os dias 5 e 7 deste mês, por um grupo composto por mais de 100 jurados, de 21 países. A partir das amostras enviadas pelas cervejarias, eles elencaram em provas cegas aquelas que mais se destacaram.
Fonte: NSC