A Guarda Municipal, com o apoio das câmeras de segurança próximas dos contêineres de coleta de materiais recicláveis, irá intensificar a fiscalização e fazer valer as medidas de regulação dispostas na lei municipal 7551, que disciplina a coleta de materiais recicláveis através de catadores informais e vinculados às Associações ou Cooperativas de Catadores de Chapecó.
A norma está em vigor desde outubro de 2021 e foi pautada na reunião entre a Administração Municipal e a Gerência de Saneamento, Secretaria de Segurança Pública e Polícia Militar na tarde de ontem (14), no gabinete do prefeito.
O que acontece é a coleta de materiais recicláveis por parte de catadores informais que utilizam tanto veículos de tração manual como automóveis, na sua maioria, em péssimas condições de manutenção. Além de irregular, a ação causa transtornos ao trânsito e no manuseio dos contêineres, e acaba danificando os mesmos devido o seu sistema de coleta ser automatizado, uma vez que o dispositivo de travamento não pode ser violado sem provocar a quebra.
“Coibir o vandalismo nos contêineres é um grande desafio para a administração porque o catador que sobrevive dos recicláveis necessita coletar. Porém, nós os orientamos a procurar o setor de saneamento e regularizar a sua situação até o final de fevereiro. Existem programas de apoio a essa categoria para trabalharem de forma organizada e, consequentemente, mais lucrativa e sem riscos” comentou a Gerente de Saneamento Graciela Heckler.
O telefone para entrar em contato com o setor de regularização dos cadastros de catadores é (49) 3319-3614.
As forças de segurança municipais trabalharão com o suporte da Polícia Militar na apreensão de veículos abordados em ação de coleta irregular bem como averiguação de pessoas em conflito com a lei.