Conhecer as famílias que pertencem à comunidade escolar é essencial, assim como manter uma boa comunicação entre escola e família é fundamental para o desenvolvimento e aprendizagem concreta.
No Centro de Educação Infantil Mundo Encantado, o pai e a mãe da Gabriella Facco Paz são surdos e se comunicam através da Língua Brasileira de Sinais – Libras.
Pensando em promover acessibilidade linguística a esta família, com um olhar sensível à diferença e à singularidade, professores, gestão escolar e articuladores da Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação criaram estratégias para que os pais surdos possam ter plena participação na vida escolar da filha.
Quando os recados são enviados às famílias em áudio ou vídeo, a forma de comunicação escolhida especialmente para esta família ocorre em Libras ou excepcionalmente através da escrita.
A criança, mesmo sendo ouvinte, dispõe de certo conhecimento de libras para comunicação com seus pais, diante do que se percebe nos momentos de interação entre CEIM e família, se comunica bem com os mesmos.
Andressa Facco, mãe da Gabriela, prestou o seguinte depoimento: “Sou surda e meu esposo também é surdo. Nós temos duas filhas que são ouvintes, a Gabriella de quatro anos e a Larissa que é recém nascida. Em relação à comunicação, como surdos, usamos a língua de sinais sendo a primeira língua, e a língua portuguesa escrita é a segunda língua, então ter acesso às informações e aos vídeos com janela de intérprete é muito importante para nós”, relatou.
Fonte: Prefeitura de Chapecó