TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Notícias Educação ‘Vamos vacinar os professores, mas precisamos das doses’, diz secretária de Saúde...

‘Vamos vacinar os professores, mas precisamos das doses’, diz secretária de Saúde de SC

Nesta semana, Santa Catarina levantou a possibilidade de iniciar a imunização de um novo grupo prioritário no próximo mês: os profissionais da educação. A previsão foi feita pelo secretário de Estado da Educação, Luiz Fernando Vampiro, durante entrevista ao Grupo ND.

Porém, isso só deve acontecer se o Estado conseguir finalizar a imunização dos grupos prioritários que já estão em andamento, como profissionais da saúde e idosos com mais de 60 anos, segundo a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Ao ND+, Zanotto informou que a possível inclusão dos professores na lista prioritária de vacinação ainda está sendo estudada pela SES. Mas, para definir um prazo de quando deve iniciar, a pasta precisa da confirmação, por parte do Ministério da Saúde, da quantidade de doses que Santa Catarina deve receber nas próximas semanas.

“O nosso desejo é que já pudesse vacinar os professores. Nós vamos vaciná-los, não temos dúvidas disso, mas para isso precisamos de vacina”, salienta.

A Secretaria de Estado da Educação chegou a apresentar, na terça-feira (20), um plano de vacinação onde diz que a aplicação dos imunizantes nos profissionais deve seguir uma escala de prioridade. Sendo assim, serão vacinados primeiro os que possuem maior risco de contágio da Covid-19.

Pessoas com comorbidades devem ser vacinadas em maio

A secretária diz que atualmente o foco está na vacinação dos idosos com 60 anos ou mais e em concluir a imunização dos trabalhadores da área da saúde. De acordo com um levantamento, elaborado pela SES, ainda falta 40 mil doses para cobrir profissionais que atuam em áreas como fisioterapia, odontologia e biomedicina.

Próxima etapa da imunização em Santa Catarina deve focar nas pessoas com comorbidades – Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação
Próxima etapa da imunização em Santa Catarina deve focar nas pessoas com comorbidades – Foto: Prefeitura de Itajaí/Divulgação

Além disso, a previsão da pasta é de que no início de maio também comece a vacinação de pessoas com comorbidades, iniciando pelos pacientes que sofrem com insuficiência renal.

Na quarta-feira (28), Zanotto participará de uma reunião no Ministério da Saúde, junto com outros secretários estaduais e municipais, para discutir as diretrizes do plano de imunização.

Questionada se já há previsão de quando novas doses devem chegar em Santa Catarina, a secretária informou que a definição por parte do PNI (Plano Nacional de Imunização) deve ser feita até terça-feira (27).

“É muito importante reforçar para que as pessoas compareçam até os locais de vacinação ou, aqueles que não conseguem se deslocar, peçam para receber a vacina em casa. Todos precisam se vacinar”, finaliza.

De acordo com o último balanço divulgado pela Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), já foram aplicadas 1.463.434 doses da vacina contra a Covid-19. Dessas, 990.324 são da primeira dose e 473.110 da segunda.


Fonte: ND+

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob