Santa Catarina recebe no início da tarde desta sexta-feira (26) um novo lote de vacinas contra a Covid-19. São 141.400 doses que devem pousar em solo catarinense por volta das 13h20, segundo o Ministério da Saúde. No país inteiro, serão 3,5 milhões de doses distribuídas nessa data.
De todo o montante recebido por Santa Catarina, 116.200 doses são da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan. Outras 25.200 são da AstraZeneca produzidos pela Fundação Oswaldo Cruz.
As doses serão levadas a Central Estadual em São José, onde será realizada a conferência e a logística de distribuição para as 17 Regionais de Saúde de Santa Catarina. A distribuição deve ser iniciada ainda na sexta-feira.
De acordo com a Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), Santa Catarina já recebeu um total de 877.590 mil doses da vacina contra a Covid-19. Com mais essa remessa, o total chegará a 1.018.990 doses recebidas.
Distribuição
Os imunizantes serão distribuídos integralmente para a aplicação da dose 1, informa a Dive. As doses servirão para dar continuidade à vacinação dos trabalhadores da saúde e dos idosos com idade entre 70 e 74 anos, e iniciar a vacinação dos idosos com idade entre 65 e 69 anos.
O Ministério da Saúde garantiu a disponibilização da dose 2 para que o esquema vacinal de duas doses seja finalizado em tempo oportuno – em um intervalo de 2 a 4 semanas no caso da vacina Sinovac/Butantan e em um intervalo de 3 meses no caso da AstraZeneca/Fiocruz.
A tabela com as doses distribuídas para cada município deve ser divulgada somente na tarde desta sexta-feira (26).
Reunião
O governador Carlos Moisés se reuniu nesta quarta-feira (24) com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Ele reforçou os pedidos para a ativação de novos leitos de UTI e a disponibilização de medicamentos para o chamado kit intubação.
No caso dos equipamentos, a solicitação é por 150 respiradores, 150 monitores multiparâmetros e 750 bombas de infusão. Em relação aos medicamentos, o pedido é por 89 mil unidades de Atracúrio 2,5 ml, 12 mil unidades de Propofol e 25 mil unidades de Rocurônio.
Carlos Moisés solicitou ainda um reforço de 61,9 mil doses extras de vacinas para finalizar a imunização dos trabalhadores de saúde.
Fonte: ND+