A Secretaria de Saúde de Chapecó iniciou nesta sexta-feira a vacinação por agendamento, para os profissionais da saúde que não são dos hospitais e nem da rede município. O cadastramento é voltado para quem trabalha em clínicas ou consultórios médicos, odontológicos e farmácias e que potencialmente tenham contato com pacientes com Covid-19.
A estimativa é de 1,5 mil pessoas estejam neste público, segundo o gerente de Vigilância em Saúde, Rodrigo Momoli.
“Com a vacinação de todos os trabalhadores da saúde da linha de frente do combate ao Coronavírus, está disponível o agendamento para a vacinação dos demais profissionais de saúde, que desempenham atividades relacionadas a assistência e ao cuidado direto paciente, como consultas, procedimentos, cirurgias e exames. É somente para profissionais com registro profissional”, disse o gerente.
Os pontos de vacinação são as seguintes unidades de Saúde: Santa Maria, Efapi, Cristo Rei, Norte e Saic. Reiterando que não está aberto cadastramento para outros grupos.
Para o agendamento o profissional precisa ir até o site da prefeitura e clicar no banner que aparece na página inicial. Lá deve forneces informações pessoais, como o registro profissional. Quem não tiver essas informações, ou seja, não for do grupo apto à vacinação, não conseguirá fazer o cadastramento.
Até o final da manhã desta sexta-feira cerca de 4,5 mil pessoas já foram vacinadas. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Secretaria da Saúde, Lígia Schacht, o município já recebeu 9.587 doses das vacinas Coronavac e Oxford-AstraZeneca. São 6.220 para a primeira dose e 3.367 para a segunda dose.
A segunda dose da Coronavac começa a ser aplicada no dia 10 de fevereiro, 21 dias após a aplicação da primeira.
No primeiro grupo de vacinação estão 16 mil pessoas, incluindo profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos e que estão em asilos, idosos com mais de 75 anos e indígenas.
Fonte: Prefeitura de Chapecó