TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Destaques Deputados de SC escolhem nesta segunda novo presidente da Assembleia Legislativa

Deputados de SC escolhem nesta segunda novo presidente da Assembleia Legislativa

Os deputados estaduais de Santa Catarina fazem na tarde desta segunda-feira (1º) a sessão para a escolha da nova mesa diretora da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). O novo presidente vai comandar a Casa no biênio 2021-2023. A sessão estão prevista para às 14h e marca o fim do recesso parlamentar.

Rito

De acordo com o regimento interno da Alesc, a votação será presidida pelo deputado Romildo Titon (MDB), que é o mais velho entre os que têm o maior número de mandatos completos na Casa.

A eleição pode ocorrer em dois turnos, caso tenha três ou mais candidatos à presidência. Neste caso, os dois mais votados disputam o segundo turno.

A votação é aberta e nominal, ou seja, cada deputado fala no microfone o voto. O presidente eleito toma posse na mesma sessão e convoca outra para a eleição dos demais integrantes da mesa diretora: 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário, 2º secretário, 3º secretário e 4º secretário.

As candidaturas para esses cargos podem ser apresentadas individualmente ou em chapa. A votação também é aberta e nominal.

Mensagem do governador e início das sessões ordinárias

Na terça (2), deve ocorrer a leitura da mensagem anual do governador. Trata-se de uma sessão especial. Já na quarta (3), deve ocorrer a primeira sessão ordinária do ano.

Situação de Júlio Garcia

Deputado Júlio Garcia — Foto: Rodolfo Espínola/Agência AL/Divulgação
Deputado Júlio Garcia — Foto: Rodolfo Espínola/Agência AL/Divulgação

O atual presidente da Alesc é o deputado Júlio Garcia (PSD). A Justiça Federal mandou que fossem cumpridos dois mandados de prisão contra ele, referentes a suspeitas de envolvimento dele nos crimes investigados pela Operação Alcatraz.

No caso da primeira prisão, os deputados estaduais votaram, em 21 de janeiro, pela soltura dele. Porém, no mesmo dia a Polícia Federal prendeu novamente Garcia, desta vez com base na primeira fase da Operação Alcatraz.

Na sexta (29), o Superior Tribunal Federal (STF) negou recurso da Alesc e manteve a suspensão do cargo de deputado e afastamento da presidência da Casa para Júlio Garcia. Ele segue preso.

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob