TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Destaques Indígena morre após ser arrastado pela água no Oeste

Indígena morre após ser arrastado pela água no Oeste

Além dele, outras duas pessoas morreram em decorrência das chuvas em Santa Catarina. A Defesa Civil estadual informou que ao menos 30 cidades tiveram ocorrências e que 15 sinalizaram que devem decretar emergência.

Em Florianópolis mãe e filha foram soterradas no bairro Saco Grande. Ana Cristina Martins Lopes, de 49 anos, e Letícia Lopes Machado, de 21 anos, foram atingidas quando um muro caiu sobre a residência delas na tarde de domingo (24).

A vítima do Oeste catarinense é Valcir Norberto. A morte ocorreu na localidade da linha Guarani.

Segundo o Instituto Geral de Perícias (IGP), ele estava voltando para casa quando tentou atravessar um córrego e foi arrastado pela correnteza, provocada por um bueiro que havia transbordado com a força da água em decorrência da chuva.

corpo ficou preso em uma ponte e só foi encontrado por moradores na manhã desta segunda-feira. Os bombeiros foram chamados pra fazer a retirada. O corpo foi levado pra São Lourenço do Oeste e liberado pelo IGP nesta tarde para os familiares.

Ainda no Oeste, a chuva causou estragos pontuais em cidades como Modelo, Serra Alta, Xaxim e Abelardo Luz. Mesmo com a chuva forte, há cidades na região que ainda sofrem com estiagem.

15 cidades devem decretar emergência por causa da chuva

A região mais afetada pela chuva no fim de semana foi a Grande Florianópolis e o Vale do Itajaí. Segundo a Defesa Civil estadual, ao menos 30 municípios registraram ocorrências por causa da chuva da última semana, informou o chefe da Defesa Civil estadual, Aldo Baptista Neto.

“Alguns municípios já relataram à Defesa Civil do estado a necessidade de decretação de emergência Cerca de 15 municípios devem realizar nos próximos dias as suas decretações”, disse o chefe da defesa civil. 

Chuva atingiu Florianópolis neste domingo e há risco de deslizamentos  — Foto: Diorgenes Pandini/NSC
Chuva atingiu Florianópolis neste domingo e há risco de deslizamentos — Foto: Diorgenes Pandini/NSC

Na região, a prefeitura de Guabiruba decretou situação de emergência após casas e ruas serem atingidas por água e deslizamentos. Pessoas chegaram a ficar isoladas e precisaram ser resgatadas pelos bombeiros. Já no Vale do Itajaí há abrigos abertos de forma preventiva, como em Blumenau, Rodeio e Benedito Novo.

A prefeitura de Florianópolis decretou situação de emergência na tarde de domingo (24), assim como Palhoça. Na capital, a força da água acabou fazendo com que uma lagoa da Casan de efluentes de esgoto tratado rompesse. Casas foram atingidas e a Polícia Civil e o Ministério Público Federal vão investigar o caso.

Casas alagadas na Lagoa da Conceição em Florianópolis — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação
Casas alagadas na Lagoa da Conceição em Florianópolis — Foto: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

Janeiro mais chuvoso

Este é o mês janeiro mais chuvoso dos últimos 3 anos em Santa Catarina, segundo a Defesa Civil estadual. Até domingo (24), ao menos 31 municípios registraram ocorrências relacionadas à chuva.

A previsão é de chuva na próxima semana em Santa Catarina, com acumulados maiores na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Serra, Sul e Norte do estado. Com isso, continua o risco de deslizamentos e alagamentos nessas regiões.

A orientação é que a população procure áreas elevadas em casos de alagamentos e evitar andar e trafegar em locais com água. Postes, paredes e árvores inclinadas podem ser sinal de deslizamentos.

Recomendações 

  • Alagamentos: Evitar entrar em contato com a água ou dirigir em locais alagados, evitar transitar por pontes submersas, atenção com crianças próximas a rios e ribeirões.
  • Deslizamentos: Atenção a qualquer movimento de terra ou rochas próximo de residências, atenção ao aparecimento de rachaduras em muros ou paredes.
  • Defesa Civil: 199
  • Corpo de Bombeiros: 193

 

Fonte: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob