NENHUM JACARÉ: pelo menos até agora
Juliano Luiz Fossá
1 – Entre dezembro de 2019 e dezembro de 2020 a Cesta Básica de alimentos teve aumento de preço de 31,53% em Chapecó/SC. Os dados são do curso de Ciências Econômicas da Unochapecó em parceria com o Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom).
2 – Está cada vez mais difícil o malabarismo para que as despesas consigam se adequar ao orçamento das famílias. Um dos aspectos que mais influenciaram na alta foi a taxa cambial desfavorável frente ao dólar americano.
3 – Lembrando que segundo dados da ONU os obesos superam os famintos nos últimos anos. Isto porque, nos alimentamos mal, com dietas ricas em gorduras, carboidratos e açucares. Se alimentar saudavelmente está custando bem caro ao consumidor Chapecoense.
4 – Segundo o NECAT/UFSC a taxa de informalidade no mercado de trabalho chegou ao maior patamar da história em Santa Catarina a qual registrou 35,4% no terceiro trimestre de 2020.
5 – A redução do trabalho formal é um mal negócio para a economia. Sem dinheiro no bolso e sem a garantia de curto prazo de um novo emprego é natural que as famílias apertem os cintos no que refere aos gastos. Sem consumo não há vendas, não movimentação econômica. É a demanda agregada de Keynes.
6 – Apesar de tudo, ainda segundo as análises da equipe do NECAT/UFSC, o setor da indústria catarinense se recupera bem. O crescimento da atividade industrial em novembro de 2020 foi de 2,8% enquanto a média nacional foi de 1,2%.
7 – Falando em crescimento, a economia chinesa se recupera no quarto trimestre de 2020 com taxa de 6,5%. Voltou aos patamares pré-pandemia. A tendência é continuar crescendo em um cenário em que “tudo vem da china”, especialmente insumos da área da saúde.
8 – Está circulando na imprensa nacional que as relações exteriores do país estão frágeis. A postura do Presidente e de seus filhos está travando o avanço das negociações com Índia e China quanto a compra ágil de insumos. É hora de acalmar os ânimos, e se relacionar bem com todos os países, o mais importante são os interesses do povo brasileiro.
9 – Em se tratando de postura, o governador João Dória do PSDB/SP é o grande vitorioso desta pandemia. Apostou na ciência e desmontou o negacionismo bolsonarista ao mesmo tempo em que colocou a esquerda brasileira como mera figurante no cenário. A jornalista Letícia Sallorenzo fez uma brilhante análise a respeito, vale a pena conferir.
10 – Como é bom ver a esperança voltar a sorrir. Mesmo que em estágio inicial a chegada das vacinas é o fato do ano no país. Milhares e milhares de pessoas, especialmente os profissionais da linha de frente da saúde já foram vacinadas pelo país. Felizmente até agora nenhum caso de transformação em jacaré.
Abraço da semana – Aos grandes amigos Daiane e Leandro da Destak Inox.