A Chapecoense realizou nesta quarta-feira exames de Covid-19 nos jogadores do elenco profissional. A expectativa do departamento médico é que os resultados sejam conhecidos até domingo, dia 24.
Os exames nos demais colaboradores (comissão técnica e staff) serão feitos quando o Verdão do Oeste receber os testes disponibilizados pela Associação de Clubes.
Conforme o médico Fabiano Winckler, a Chape adotou o método de testagem RT-PCR, quando coloca-se um cotonete na boca ou no nariz.
O exame identifica se o vírus está presente no organismo no ato da coletagem. As amostras serão enviadas para Florianópolis, onde serão analisadas – o clube não informou o número de atletas testados.
– A ideia da Chapecoense hoje é não retornar aos treinamentos sem ter um inquérito epidemiológico de toda a instituição e isso vai do atleta até os familiares – afirmou Fabiano.
Apenas após os resultados serem conhecidos é que a Chapecoense vai pensar na retomada das atividades presenciais com garantia de segurança a todos os envolvidos no dia a dia do clube.
– Nosso papel é viabilizar o retorno mais seguro e minimizar os riscos de trazer o vírus para dentro do nosso grupo, que é um grupo fechado, um grupo único, no qual nós temos o controle das pessoas, o controle de quem frequenta e de quem estará em contato.
Essa é a primeira etapa, a parte de testar todos os membros e saber se alguém teve o contato com o vírus – disse o médico Vinicius Mendonça.
Participe do nosso grupo de WhatsApp 👉https://chat.whatsapp.com/BuIkOPtbm13Cbsj6DyMKsS
O planejamento é retomar os treinos presenciais no CT da Água Amarela a partir de segunda-feira. Para isso, o clube se adapta para cumprir os protocolos médicos exigidos pelo Governo de Santa Catarina e também indicados no guia de saúde da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
– Com a retomada dos treinos, o nosso cuidado – que vai ser guiado pelo protocolo criado pela CBF – é de verificar a temperatura de todos os que acessaram o CT e as demais dependências do clube e no caso dos atletas, em específico, será realizado um questionário diariamente.
Dependendo da resposta, talvez tenhamos que repetir os exames, porque ninguém está livre de estar negativo hoje, mas ter o contato amanhã com o vírus e positivar durante a semana – completou Fabiano.
Em Santa Catarina, apenas o Avaí já tinha realizado testes de Covid-19 no elenco. O Figueirense adquiriu o material e afirmou que “ajusta os últimos detalhes para começar a aplicação”.
O Juventus também fará a testagem – a reapresentação está marcada para a quinta-feira. O Joinville confirmou que aplicará exames nos jogadores na sexta-feira.
Fonte: Globo Esporte