TopAd-Desk
TopAd-Mob
Início Opinião INFOxicação: Já se infoxicou nas mídias hoje?

INFOxicação: Já se infoxicou nas mídias hoje?

Coluna: Bússola do Gestor 

Entenda a diferença de bem informado e muito informado.

Vivemos na era digital, um momento onde é possível informar-se sobre qualquer assunto em questão de segundos e consequentemente essa facilidade nos faz ser atingidos por toneladas de informações (notícias, propagandas, fotos, vídeos, mensagens e etc.) diariamente.

A percepção das consequências do excesso de informação na Era da Tecnologia, a infoxicação, é um estudo recente. Este termo, criado pelo físico espanhol Alfonso Conella em 1996, nos alerta tanto sobre os sintomas consequentes como stress, ansiedade e falta de foco; quanto sobre a necessidade de diferenciar o que é ser bem informado e muito informado.

Muitas pessoas no início da jornada empreendedora se cercam de diversas formas de conteúdos para se tornarem experts e evitarem erros. Começam se inscrevendo em diversos canais de YouTube populares no ramo, acompanham horas de Lives, Webnars e TED Talks/TEDx, fazem parte de 5-10 canais de transmissões do Telegram, compram os TOP 10 “Livros que todo empreendedor deve ler”, “Livros para aprender Marketing” e “Livros que todo empresário deve ler”.

Eu poderia ficar aqui listando mais meios de informações e conteúdos em que nós empreendedores mergulhamos para tentar sanar a nossa insegurança e medo da falha, mas a intenção do artigo é sugerir como evitar que você se infoxique.

Se alguém se identificou com algum exemplo do parágrafo anterior, é possível que tenha pensado que todas essas informações (livros, canais, vídeos) lhe dariam (quase) todas as respostas necessárias para o seu empreendimento decolar, mas é necessário se questionar quais informações foram absorvidas eficientemente para colocar em prática no seu negócio com a menor margem de erros.

Para absorver melhor cada informação lida, evite o excesso através de uma “Curadoria da Informação”, selecionando as principais fontes e referências de conteúdos para você, seu ramo e empreendimento.

A curadoria serve como um grupo seleto de fontes confiáveis onde:

  1. Haja informações que se complementem e não se repitam;
  2. Conteúdos que sejam aplicáveis a sua realidade de negócio e mercado;
  3. Tudo é equilíbrio! É importante que você também seja parte da sua curadoria e permita se ouvir.

Em suma, a informação e o conhecimento agregados à experiência são recursos de extrema importância para sobrevivência no mercado, mas lembre-se que é necessário absorvê-los e pô-los em prática, logo, opte pela qualidade e não o excesso.

 

José Eduardo Carneiro Domingos dos Santos
Acadêmico de Administração
Co-fundador da Educere – Cursos e Treinamentos

SideBarAd-Desk/Mob (custom)

MAIS LIDAS

Que venham mais 3 pontos | Coluna Falando de Grêmio

Buenas Gremistada! Na esperança de que todos estejam bem, venho aqui mais uma vez falar do nosso Tricolor, e foram duas vitórias seguidas.Foram duas...

Há pessoas que são como algumas frutas, vão do verde direto para o podre, sem passar pelo maduro | Coluna Era Sol que me...

De minha parte, muitas linhas já foram empreendidas para apontar o que a maturidade não é, e, honestamente, afirmar o que ela é ou...

Bolsonaro edita decreto perdoando crimes de Daniel Silveira, condenado pelo STF

O presidente Jair Bolsonaro editou decreto nesta segunda-feira que concede o "instituto da graça" ao deputado federal Daniel Silviera (PTB-RJ), condenado pelo Supremo Tribunal...

Ciclista é atropelada por ambulância do Samu em SC

Uma ciclista foi atropelada por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Criciúma, no Sul catarinense. A mulher foi levada...
BaseAd-Desk
BaseAd-Mob