Coluna: Bússola do Gestor
Entenda a diferença de bem informado e muito informado.
Vivemos na era digital, um momento onde é possível informar-se sobre qualquer assunto em questão de segundos e consequentemente essa facilidade nos faz ser atingidos por toneladas de informações (notícias, propagandas, fotos, vídeos, mensagens e etc.) diariamente.
A percepção das consequências do excesso de informação na Era da Tecnologia, a infoxicação, é um estudo recente. Este termo, criado pelo físico espanhol Alfonso Conella em 1996, nos alerta tanto sobre os sintomas consequentes como stress, ansiedade e falta de foco; quanto sobre a necessidade de diferenciar o que é ser bem informado e muito informado.
Muitas pessoas no início da jornada empreendedora se cercam de diversas formas de conteúdos para se tornarem experts e evitarem erros. Começam se inscrevendo em diversos canais de YouTube populares no ramo, acompanham horas de Lives, Webnars e TED Talks/TEDx, fazem parte de 5-10 canais de transmissões do Telegram, compram os TOP 10 “Livros que todo empreendedor deve ler”, “Livros para aprender Marketing” e “Livros que todo empresário deve ler”.
Eu poderia ficar aqui listando mais meios de informações e conteúdos em que nós empreendedores mergulhamos para tentar sanar a nossa insegurança e medo da falha, mas a intenção do artigo é sugerir como evitar que você se infoxique.
Se alguém se identificou com algum exemplo do parágrafo anterior, é possível que tenha pensado que todas essas informações (livros, canais, vídeos) lhe dariam (quase) todas as respostas necessárias para o seu empreendimento decolar, mas é necessário se questionar quais informações foram absorvidas eficientemente para colocar em prática no seu negócio com a menor margem de erros.
Para absorver melhor cada informação lida, evite o excesso através de uma “Curadoria da Informação”, selecionando as principais fontes e referências de conteúdos para você, seu ramo e empreendimento.
A curadoria serve como um grupo seleto de fontes confiáveis onde:
- Haja informações que se complementem e não se repitam;
- Conteúdos que sejam aplicáveis a sua realidade de negócio e mercado;
- Tudo é equilíbrio! É importante que você também seja parte da sua curadoria e permita se ouvir.
Em suma, a informação e o conhecimento agregados à experiência são recursos de extrema importância para sobrevivência no mercado, mas lembre-se que é necessário absorvê-los e pô-los em prática, logo, opte pela qualidade e não o excesso.
José Eduardo Carneiro Domingos dos Santos
Acadêmico de Administração
Co-fundador da Educere – Cursos e Treinamentos