Durante a atualização do boletim epidemiológico deste sábado (16), a Prefeitura Municipal de Chapecó informou que o município recebeu 5 novos leitos.
De acordo com o anúncio, Chapecó contará, a partir deste domingo (17), em que os leitos estarão disponíveis, com 36 espaços disponíveis para utilização no combate à Covid-19.
De 31 passa para 36 leitos. O número integra a rede pública de saúde e o sistema privado.
O prefeito de Chapecó afirmou que existe a possibilidade se a taxa de ocupação dos leitos estiver no limite, o que não é o caso neste momento, será comprado novos leitos na rede privada.
De acordo com a administração municipal, neste sábado (16), a taxa de ocupação dos leitos de UTI é de 39%, enquanto da enfermaria de 7%.
Outras ações
Na quarta-feira (13), a Prefeitura de Chapecó, anunciou o Boletim Estratégico – Covid-19, documento que reúne informações sobre as medidas de emergência decorrentes da Pandemia do Coronavírus.
No material, consta medidas que serão tomadas em relação a abertura do comércio, de acordo com a taxa de ocupação dos leitos de UTI.
São considerados três cenários:
Se o município chegar a 50% de ocupação de leitos hospitalares destinados ao COVID-19 e, ao mesmo tempo, a curva de casos e de óbitos for ascendente, será determinado o fechamento de bares e similares e, outras atividades de lazer que por ventura estejam em funcionamento.
Ao atingir 60% de ocupação de leitos hospitalares destinados ao COVID-19 e, ao mesmo tempo, a curva de casos e de óbitos for ascendente, será determinado o fechamento de todos os serviços não essenciais.
E se o município atingir 80% de ocupação de leitos hospitalares destinados ao COVID-19 e, ao mesmo tempo, a curva de casos e de óbitos for ascendente, será determinado lockdown. Fechamento geral do município.
Contudo, na quinta-feira 14, a Juíza de Chapecó determinou que em até 72 horas União, Estado e Município de Chapecó precisam se manifestar sobre fechamento do comércio. Acesse aqui e entenda.
Fonte: Redação Barriga Verde – com informações da Prefeitura de Chapecó.