O Hospital Regional do Oeste recebeu a informação de que todos os leitos de UTI COVID-19 destinados para tratamento de pacientes acometidos pela COVID-19 foram descredenciados no Ministério da Saúde. De acordo com o diretor geral, Osmar Arcanjo de Oliveira, na presente data estão internados na UTI COVID, 16 pacientes, todos descobertos pelo SUS, o qual deveria pagar os custos de tratamento, ficando a instituição à deriva financeira e contábil.
Ainda no dia 09 de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina havia noticiado para imprensa uma relação de hospitais com leitos credenciados, sendo que para região somente o Hospital São Paulo em Xanxerê estaria credenciado com 10 leitos de UTI e o Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba com seis leitos, e, nenhum leito constava para o HRO.
Diante da situação posta, a direção técnica e administração do Hospital Regional do Oeste tomaram decisão de suspender cirurgias eletivas, mantendo bloco cirúrgico ativo para situações de urgência ou emergência, incluindo pacientes da obstetrícia e oncologia. A decisão tem por objetivo manter condições necessárias de suporte aos serviços essenciais.
A determinação perdura até que a situação seja regularizada pelo gestor pleno, que é o Município de Chapecó via Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria de Estado da Saúde e Ministério da Saúde.