Ecoturismo e esportes de aventura no oeste catarinense
Santa Catarina possui uma grande diversidade de paisagens em sua extensão territorial, principalmente no sentido leste – oeste. Atravessando o estado, você pode presenciar uma diversidade de aspectos geomorfológicos e ambientais que proporcionam a formação das mais variadas paisagens, e por conseqüência a geração de condições propícias para o desenvolvimento da prática do ecoturismo e esportes de aventura.
A grande variação na altimetria do relevo catarinense se reflete na formação de aspetos paisagísticos variados, por exemplo a formação de campos abertos nas regiões de maior altitude, serras íngremes com vales encaixados nas bordas do planalto, nascentes e rios que vem escavando e drenando a superfície, criando serras, cânions e cachoeiras, em bacias hidrográficas que percorrem o território. Em seus pontos preservados formações vegetais diversas se destacam.
Desse modo, quem procura o contato mais íntimo com a natureza, Santa Catarina é um ótimo destino.
No oeste catarinense, esses aspectos regionais começam recentemente a ser percebidos através de uma outra ótica. As condições locais favorecem a prática de esportes de aventura em contato com a natureza.
A grande bacia do rio Uruguai, que drena a maior parte de nosso estado, possui diversos tributários que nascem em áreas elevadas. Estes rios e riachos, em sua dinâmica, formam características propícias para a prática de desportos como, pedaladas em suas diversas modalidades, caminhadas em trilhas e apreciação de belas paisagens, visitação de cachoeiras, canionismo, rapel, tirolesa, canoagem e uma infinidade de outras atividades ao ar livre.
Algumas micro e medias empresas atuantes no ramo do turismo rural, ecoturismo e turismo de aventura estão se estabelecendo na região, ofertando serviços que proporcionam aos turistas e aventureiros sensações e vivências únicas em contato com a natureza.
A turismo de aventura agregado ao turismo rural – onde se objetiva vivenciar atividades do meio agrícola e o reconhecimento histórico-cultural, se tornam complementares, proporcionando experiências únicas aos visitantes, que procuram nessas atividades esquecer um pouco do meio urbano e se conectar ao ambiente natural de forma mais efetiva.
Um dos exemplos de esportes praticados em nossa região, mesmo que de forma singela, é a canoagem, nome que denomina qualquer forma de prática da remada em embarcações variadas como a canoa, caiaque, bote entre outros. A nível nacional o uso recreativo de caiaques remonta ao início do século XX onde no Sul do Brasil imigrantes europeus construíram e trouxeram as primeiras embarcações do gênero.
Atualmente municípios como três coroas-RS, Foz do Iguaçu-PR e Blumenal-SC se destacam na prática de esportes do gênero. No oeste catarinense essa modalidade ainda é singela, mas começa a ser lentamente praticada por grupos e pessoas que buscam em atividades alternativas uma fuga da monotonia diária ou mesmo um melhoramento na qualidade de vida. A presença de rios e lagos locais permite a prática de diversas modalidades de remada.
Muitas atividades esportivas comumente praticadas em nossa sociedade requerem um grupo grande de indivíduos ou mesmo condições físicas exemplares para serem praticadas, após sofrer lesões ou mesmo pelo sedentarismo muitas pessoas acabam por abandonar ou não praticar nenhuma atividade esportiva.
As atividades em contato com a natureza, em sua maioria, podem ser praticadas por um número menor de pessoas ou até mesmo de forma individual, ainda sendo possível ajustar o nível de dificuldade conforme o perfil de cada indivíduo.
Desse modo o estimulo ao desenvolvimento da prática do ecoturismo e turismo rural ajuda a desenvolver atividades alternativas em meio as belas paisagens do oeste catarinense. Incentivando o esporte, lazer e cultura estaremos investindo no desenvolvimento de uma sociedade mais saudável e com consciência ambiental.
Nas próximas colunas estaremos apresentando alguns esportes e atividades ao ar livre de forma mais detalhada assim como as localidades específicas para a prática dos mesmo em nossa macrorregião.
Ivan L. K. Eidt